O Instituto Dr. José Frota (IJF), unidade de emergência traumatológica da rede de assistência da Prefeitura de Fortaleza, inicia, nesta segunda-feira (10/10), a programação especial da Semana da Criança do hospital, com apresentações artísticas, atividades educativas e distribuição de brindes e presentes.
As ações, que contam com a colaboração de diversos órgãos da gestão municipal, como a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) e da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), além de empresas parceiras e animadores voluntários, têm como objetivo promover a prevenção de acidentes e trazer mais alegria e conforto durante os dias de internação para o tratamento de fraturas e lesões.
Semana da Criança do IJF
Segunda-feira (10/10)
- Abertura Oficial
- Secultfor/Vila das Artes: palhaçaria e escultura de balões
- Breno e Bruno Pessoa: distribuição de brindes
Terça-feira (11/10)
- Funci / Rede Aquarela: pintura de rosto, contação de histórias, caricaturas, escultura de balões e animadora
- Rael Balões: escultura de balões
- Lavanderia Lav Lev e Escolas Casa de Crianças, Tia Léa e Espaço Vivência: distribuição de pelúcias e brinquedos
Quarta-feira (12/10)
- Sessão de Pet Terapia (terapia assistida por animais)
- Alany Bezerra e Bruno Pessoa: entrega de brindes e brinquedos
Quinta-feira (13/10)
- iPark Complexo Turístico: visita do mascote iKinho e distribuição de ingressos
- Sorvetes Frosty: distribuição de picolés
- Ceará SC, Fortaleza EC e Ferroviário AT: visita dos mascotes do times de futebol do Estado
Sexta-feira (14/10)
- AMC: ação educativa para a promoção da segurança no trânsito
- Freitas Varejo: entrega de presentes e brindes
- Mara Esmeraldo: música, brincadeira e contação de histórias
Quinta-feira (20/10)
- Rael Balões: escultura de balões
Sexta-feira (21/10)
- Tapera das Artes: apresentação do musical
Quinta-feira (27/10)
- Voluntários: entrega de brinquedos e brindes
Referência no socorro aos traumas graves
Apenas entre janeiro e junho de 2022, o IJF acolheu 7.296 pacientes com idade entre zero e 14 anos, sendo 4.879(67%) moradores da Capital e 2.417 (33%) encaminhados por outros municípios de todo o Estado. O hospital é referência regional no tratamento de vítimas de traumas graves e conta, atualmente, com 60 leitos e unidades Pediátricas, como enfermarias, Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos de recuperação pós-anestésica. Mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas são desmobilizadas em plantão permanente para o socorro dos traumas decorrentes de acidentes, que podem ocorrer em casa, no transporte ou mesmo nos momentos de lazer em família.
A recomendação dos profissionais de saúde é a de atenção constante dos adultos com os ambientes, as situações e os comportamentos seguros para a proteção das crianças. Quedas de janelas e escadas, colisões em motocicletas, intoxicação por medicamentos e produtos de tóxicos, engasgos e sufocamentos, choques elétricos e queimaduras por alimentos são recorrentes entre as causas de atendimento no IJF. Estratégias básicas de prevenção e redução dos riscos de acidentes são indispensáveis para evitar o risco de traumas graves ou mesmo a morte prematura de meninos e meninas.