A primeira noite do Ciclo Carnavalesco 2025 fez da Praça do Ferreira palco para toda a gente dançar. Nesta sexta-feira (31/1), a primeira do Pré-Carnaval de Fortaleza, a banda Luxo da Aldeia e o sambista Jorge Aragão lotaram o coração do Centro da cidade de cor e alegria. Durante o evento, o prefeito Evandro Leitão ressaltou a potência do Ciclo Carnavalesco como celebração da cultura da cidade e a determinação de fazer dela uma festa descentralizada, gratuita, diversa e democrática, inclusive sem áreas específicas para convidados.
"Essa descentralização que nós estamos fazendo é motivo para mim de muita alegria e de muita satisfação, porque nós estamos levando a cultura, a alegria, para todos os recantos de Fortaleza. Além de ser um patrimônio histórico e cultural da nossa cidade, o Ciclo Carnavalesco também tem uma dimensão econômica, por renda para tantos trabalhadores e trabalhadoras, e isso é muito importante", afirmou o prefeito Evandro Leitão.
A descentralização da festa é um dos predicados deste Ciclo Carnavalesco, destacou a secretária da Cultura Helena Barbosa.
"A expectativa é muito alta, porque estamos propondo um Ciclo Carnavalesco descentralizado e isso foi muito bem recebido pela população de Fortaleza. A gente pensou um Carnaval diverso, democrático, com uma programação que atende a vários gostos e contempla artistas de várias áreas da cidade. É uma grande mistura, que reflete a pluraridade dos nossos territórios", pontuou a secretária.
Com uma trajetória longeva nos carnavais de Fortaleza, o Luxo da Aldeia abriu a noite reverberando grandes clássicos da música cearense.
Para Mateus Perdigão, guitarrista e um dos fundadores da banda, a Praça do Ferreira tem uma energia diferente, que conta muito da energia de Fortaleza, e esse primeiro show no Centro da cidade já deu um gosto do que está por vir. "Esse Ciclo Carnavalesco promete. A gente está com uma felicidade muito grande, já no primeiro dia senti esse impacto, já vi o pessoal na rua, já vi uma estrutura bacana, uma organização boa. A gente saiu do show muito feliz, e com a tranquilidade de saber que daqui para frente a gente imagina que vai ser muito bom também", considerou Mateus.
Quando subiu ao palco, logo em seguida, Jorge Aragão prometeu cantar músicas muito antigas. E cumpriu. Patrimônios do samba como Malandro, Tendência, Loucuras de uma paixão e Identidade deram o tom do show. E o público cantou junto. Bendizendo Fortaleza, o poeta do samba contou ao público que na noite anterior (30/1) o levaram para comer pratinho no polo grastronômico da Cidade 2000, no Bairro homônimo.
"De repente, estou eu na Cidade 2000 comendo pratinho. Não é para voltar correndo (para Fortaleza)? Eu vou arrumar um barraquinho para mim aqui também", entusiasmou-se o artista.
Para o vendedor Cláudio de Oliveira, "Carnaval é folia, é brincadeira, é curtição". Entretanto, há meia década ele não frequentava as festas. Este ano, segundo ele, tudo vai ser diferente. No primeiro dia de Pré-Carnaval, Cláudio vestiu uma roupa colorida, colocou um divertido adereço na cabeça, pintou o rosto e foi brincar na Praça. "Porque esse ano está cheio de boas atrações", comentou, determinado a voltar a curtir a festa.
A policial civil Rita de Cássia Barbosa também celebrou a programação deste ano. "O Luxo da Aldeia é um luxo mesmo, e ter o prazer de assistir o Jorge Aragão aqui hoje é uma grande satisfação. Estou muito, muito animada, acreditado que esse vai superar os outros anos," conta ela, que é frequentadora assídua dos carnavais na Praça do Ferreira. "Já vim vestida de Chiquinha, de cigana, de Carmem Miranda, de noiva. Sou apaixonada pelo Carnaval desde criança", relembrou Rita.
Enquanto trabalha, a ambulante Jadiele Vieira de Sousa curte o Pré-Carnaval. Com uma tiara luminosa piscando na cabeça e purpurina azul no rosto, ela vendia adereços carnavalescos para o público da Praça do Ferreira. Este ano, as expectativas de venda são ainda melhores.
"Está bem organizado, as pessoas estão muito animadas, eu estou gostando. Acho que vou faturar muito bem esse ano, as coisas estão mudando, estão botando vários polos, muitas coisas para o povo curtir", avaliou Jadiele.
Primeiro sábado de Pré-Carnaval
Neste sábado (01/02), a animação continua e dois pontos da cidade. No Aterrinho da Praia de Iracema, a partir das 16h, começa o cortejo dos blocos Unidos da Cachorra, Baqueta Clube de Ritmistas, Bonde Batuque e Camaleões do Vila, um desfile repleto de ritmos e energia. No palco do Aterrinho, a festa inicia às 17h30 com a apresentação d'As Serpentinas, coletivo das DJs Maria Tavares, Kaká Di Paula e Ada Porã. Em seguida, o cantor e compositor Marcos Lessa assume o comando e, logo depois, Mart’nália chega com sua voz marcante para apresentar o melhor do samba. O encerramento fica por conta do Bloco Camaleões do Vila, contando com a participação especial do sambista Belinho da Silva, para finalizar a noite com muita folia.
Enquanto isso, a agitação também envolve o Polo de Lazer do Conjunto Ceará, pela primeira vez, ponto oficial do Carnaval de Fortaleza. A agenda inicia às 17h, com a festa Numalaje, projeto do coletivo de DJs Lolost, DDzin e Negona, abrindo a programação, seguida do sambista Belinho da Silva. Encerrando a noite, um dos maiores nomes do forró, Solange Almeida sobe ao palco para embalar o público ao som de muitos sucessos.
Além dos artistas que se apresentam neste final de semana, as atrações nacionais já confirmadas para o Ciclo Carnavalesco incluem Ednardo, Moacyr Luz e Samba do Trabalhador, Mariana Aydar, Marcelo D2, Xamã, Nação Zumbi, Don L, Tropykália, Magníficos, Gaby Amarantos e Margareth Menezes.
Ciclo Carnavalesco
Contemplando o Pré-Carnaval, que ocorre nos finais de semana de 31 de janeiro a 23 de fevereiro, e o Carnaval, nos dias 1 a 4 de março, o Ciclo Carnavalesco 2025 terá 20 polos e atrações em todas as regionais de Fortaleza.
Este ano, a festa homenageia Ednardo, um dos maiores ícones da música cearense e integrante do movimento Pessoal do Ceará. Com mais de 400 composições, incluindo clássicos como Pavão Mysteriozo e Terral, sua obra celebra o Ceará e sua cultura, sendo um marco na história da música brasileira.
De acordo com os levantamentos do Observatório do Turismo, os eventos deste ano têm uma previsão de geração de cerca de 30 mil empregos, diretos e indiretos, além de fontes de renda adicionais. Também há uma estimativa de injeção de aproximadamente R$ 400 milhões na economia de Fortaleza.