O aluno da Rede Cuca Jangurussu Danilo dos Santos (23) foi o cearense com melhor colocação da edição do Ironman 70.3 Fortaleza, realizada na manhã desse domingo (26/11). O atleta, que é estreante na competição, foi 1º lugar na categoria 18 a 24 anos e o 3º lugar geral do evento, que teve largada no Marina Park e contou com provas de natação, corrida e ciclismo.
A prova classificou 30 atletas para o Ironman 70.3 World Championship 2018, programado para Mandela Bay, na África do Sul. A ação de Fortaleza contou com a participação de mais de 1.200 atletas de 14 países.
Danilo, que é aluno de triathlon da Rede Cuca há mais de três anos e mantém uma rotina de treinos de cinco horas diárias, comemora a classificação e já está na expectativa para as próximas competições. “Estou muito feliz com meu resultado. Eu sabia que ia ser uma prova muito dura e meu treinador passou um pouco da experiência dele para mim. Graças a Deus, deu tudo certo. Ano que vem, pretendo participar de outras etapas deste circuito”, afirma.
Em 2017, o jovem foi campeão brasileiro de triathlon em longa distância, no Cumbuco; vice-campeão brasileiro da Copa Brasil Triathlon Sprint, em Manaus; vice-campeão na 1ª etapa da Copa Nordeste de Triathlon Sprint, em Fortaleza. Já na 2ª etapa, que aconteceu no Maranhão, ele foi o terceiro colocado.
Na próxima quinta-feira (30/11), Danilo viajará para Salvador, onde participará da última prova da Copa Nordeste que está programada para o dia 3 de dezembro. Durante o ano de 2017, Danilo já conquistou 15 medalhas.
O começo
O triatleta conheceu o esporte por meio de um projeto social de atletismo, que ele praticava como uma brincadeira. Danilo recebeu auxilio de seu pai para aprender a nadar. Em duas semanas de aulas com o pai, o jovem conseguiu desenvolver a atividade.
Danilo foi aluno do Cuca Barra e em 2014, iniciou os treinos no Cuca Jangurussu.
Ironman 70.3 Fortaleza
A prova aconteceu pelo quarto ano consecutivo em Fortaleza e reuniu mais de mil atletas de países como Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Suíça, Chile, Espanha, França, Itália, Holanda, Panamá, Filipinas, Portugal e Estados Unidos.