Estudantes da rede pública que participaram das atividades Ocupa Casa, da Casa da Cultura Digital, terão acesso gratuito ao Javou10 Fronted, promovido pela Javace, neste sábado (24/06), no Teatro Nadir Papi Saboia, das 8h30 às 12h30. Equipamento da Prefeitura de Fortaleza destinada à difusão, formação e a criação do universo de mídias digitais, a Casa da Cultura Digital ampliou seu protagonismo na cena digital da Capital realizando oficinas, cursos, encontros, mostras, maratonas, olimpíadas, palestras e atraindo parceiros do campo de Tecnologia da Informação, como o TríadWorks, que realiza o Javace.
Promovido pela Javace, comunidade que reúne professores, estudantes e desenvolvedores da linguagem Java, a mais utilizada no mundo, o Javou10 Fronted disponibilizou para a Casa da Cultura Digital ingressos para o evento, que conta com a presença de estrelas do universo digital, como Janderson Frota, diretor pedagógico do TríadWorks; Marcelo Emanoel, Henrique Luz, Pedro Azin e Kete Martins Rufino.
Os participantes do evento, que está em sua 10ª edição, vão ter contato com a atualização de tecnologias frontend em um sistema legado, LightTalk: Clean code matters, com o Desenvolvimento e empacotamento do Frontend com Webpack, além de Testes E2E com JavaScript e LightTalk: Palestra sobre o vue.
Para o gerente da Casa da Cultura Digital, Neto Muniz, o acesso dos estudantes ao Javou10 "é mais um incentivo à garotada que tem frequentado a Casa da Cultura Digital e despertado o interesse em mergulhar nesse universo que baliza a contemporaneidade”. Neto Muniz informa que a Casa da Cultura Digital tem recebido cerca de 500 jovens por mês, que visitam o equipamento no contraturno das aulas, levado pelos professores ou de forma espontânea.