Uma jornada que começou ainda na rede municipal de Fortaleza ganhou um novo capítulo no último domingo (09/06), com o embarque de 23 jovens egressos de escolas públicas da capital para Manchester, na Inglaterra. A primeira turma beneficiada pelo Geração Bilíngue chegou ao destino na segunda-feira (10/06) e já começou as aulas de inglês.
O grupo é formado por alunos Juventude Digital (JD) que ganharam o intercâmbio após uma competição que premiou os melhores projetos de jogos digitais. Com o Geração Bilíngue, os intercambistas receberam passagens aéreas de ida e volta, hospedagem, alimentação, além de seguro de vida, seguro saúde e auxílio financeiro.
A turma começou o curso de inglês na terça-feira (11/06) na New College Group (NCG), uma escola de idiomas que recebe alunos do mundo todo. Apesar da saudade da casa, Sarah Stefanny, 15 anos, conta do sentimento de realização pela oportunidade recebida. “Quero voltar com vários aprendizados e histórias para contar. É algo surreal, nunca pensei que iria sair do Brasil. Nunca fiquei longe da minha família, mas é por um bom propósito, para mostrar que o ensino leva você a rumos diferentes para melhorar cada vez mais nossa carreira”, conta.
Hugo Holanda, coordenador do Fortaleza Bilíngue, ressalta que a experiência poderá abrir portas para alavancar as carreiras profissionais dos jovens beneficiados. “Pela manhã, eles terão aula em uma das escolas de idioma mais renomadas do Reino Unido e pela tarde estarão em passeios culturais. Ao retornarem, eles serão embaixadores oficiais do Fortaleza Bilíngue, compartilhando a cultura que eles aprenderam lá fora”, destaca.
Em maio, os estudantes passaram por um curso preparatório de inglês na Embaixada Bilíngue. O programa Geração Bilíngue é coordenado pela Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) e conta com a parceria da Secretaria da Educação (SME) e da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), que é responsável pelos programas Juventude Digital e Fortaleza Bilíngue.
Capacitação
Os jovens do Geração Bilíngue têm entre 14 e 15 anos e são oriundos da rede municipal de ensino. Eles participaram da Feira Tech, competição que reuniu mais de 100 alunos de 12 escolas. Na maratona, os estudantes foram desafiados a criar um jogo com foco em sustentabilidade e os melhores projetos foram premiados durante o JD Digital Festival 2023, em dezembro.
Todos passaram pelo projeto JD 9º ano, que já capacitou mais de 20 mil estudantes da rede municipal com aulas de lógica de programação, pensamento computacional e ferramentas digitais.