A Prefeitura de Fortaleza por meio da Coordenadoria de Juventude e em parceria com a Coordenadoria de Relações Internacionais e Federativas (Cerif), promove um encontro de boas-vindas entre os cinquenta jovens que participaram da experiência internacional na Inglaterra, por meio do projeto Juventude Sem Fronteiras, e o Cônsul do Reino Unido no Nordeste, Graham Tidey, nesta terça-feira (11/12), no Paço Municipal, às 16h.
Durante o evento, que contará com a presença do coordenador de Juventude de Fortaleza, Julio Brizzi, e da titular da Cerif, Patrícia Macêdo, será apresentado um programa de mestrado para os jovens intercambistas. Os estudantes que estavam em Liverpool e Manchester retornaram para Fortaleza no dia 02 de dezembro, após uma experiência de oito semanas.
Gustavo Mendes (19), que fez o intercâmbio na cidade de Liverpool, destaca o aproveitamento durante o curso. “Foram semanas incríveis, com muito aprendizado tanto da língua como de uma cultura diferente. Meu inglês melhorou em todos os aspectos, da fala à escuta. E, com muito estudo e esforço, consegui meu certificado B1. A escola foi maravilhosa, staffs receptivos e sempre dispostos a ajudar. Durante as folgas, conheci outros locais próximos como Edimburgo na Escócia. Uma experiência completa que nunca irei esquecer. Está salvo em minha mente”, afirma.
O estudante reforça a importância deste evento com o consulado britânico. “Nesta terça-feira, eu e meus amigos iremos encontrar o Cônsul britânico para mostrar o quanto o projeto foi válido para nós. Espero praticar ainda mais o inglês com ele, pois já estou com saudades de usar minha mais nova segunda língua”, conclui.
Os alunos que realizaram o intercâmbio na Espanha, nas cidades de Valência e Salamanca, retornaram neste sábado (08/12).
Juventude Sem Fronteiras
O projeto da Prefeitura de Fortaleza, conduzido pela Coordenadoria de Juventude, selecionou alunos de escola pública, com as melhores notas e frequências no programa Academia Enem. Ao todo, 100 estudantes viajaram. Todos realizaram a prova do Enem em 2017.
Os alunos que participam da edição do Juventude sem Fronteiras 2018 passaram oito semanas no respectivo país escolhido, com despesas pagas (passagens aéreas, emissão de visto e de passaporte, alimentação, hospedagem e seguro médico e de viagem), ajuda de custo e atividades culturais programadas.
Ano passado, os jovens realizaram o intercâmbio no Canadá e na Espanha.