A Prefeitura de Fortaleza está com inscrições abertas, até segunda-feira (01/04), para um curso de programação exclusivo para mulheres (cis, trans e travestis). A capacitação, on-line e totalmente gratuita, é promovida pelo Juventude Digital (JD). As alunas certificadas ainda receberão mentoria exclusiva, facilitando sua inserção no mercado de trabalho.
São disponibilizadas 30 vagas para jovens de 15 a 29 anos, residentes em Fortaleza, prioritariamente egressas ou estudantes de escolas públicas e moradoras de bairros com IDH baixo ou muito baixo. Para se inscrever no curso “Introdução ao React JS e TypeScript”, é recomendável ter noções básicas em HTML, CSS e JavaScript, embora não seja obrigatório possuir esse conhecimento prévio.
A formação é síncrona e tem duração de 24h, ocorrendo entre os dias 5 de abril e 11 de maio. As aulas acontecem às sexta-feiras, das 18h30 às 20h30, e aos sábados, das 10h às 12h. A instrutora será Paula Cinthya, desenvolvedora front-end na empresa de tecnologia Lovel.
Após o curso, as alunas certificadas terão acesso a uma mentoria exclusiva com mulheres profissionais da programação.“Pela primeira vez, o JD está abrindo um curso exclusivo para mulheres garantindo que as alunas recebam orientação profissional após a capacitação. Isso faz toda a diferença para que elas sigam na carreira, aumentando suas chances de inserção no mercado”, comenta Ianna Brandão, coordenadora do Juventude Digital.
O JD capacitou mais de 11 mil mulheres e atua de forma contínua no incentivo à igualdade de gênero na tecnologia com ações afirmativas e projetos prioritários para mulheres. O curso integra a programação especial do Juventude Digital realizada no Mês da Mulher.
Como se inscrever
Para se inscrever no curso, basta acessar o portal do Juventude Digital e criar uma conta no Fortaleza Digital com endereço da Capital. Em seguida, é necessário selecionar o curso “Introdução ao React JS e TypeScript”, clicar em “Pré-inscrição” e aguardar a confirmação de matrícula por e-mail e WhatsApp.
Juventude Digital
O Juventude Digital, programa da Prefeitura de Fortaleza que qualifica jovens para o mercado da tecnologia, foi lançado em outubro de 2021 como uma política pública permanente da cidade. É coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), em parceria com outras secretarias, como a da Juventude e a da Educação. O JD capacitou 30 mil jovens, realizou 189 cursos, 77 oficinas e alcançou 43 mil pessoas em 145 eventos.
Serviço
Curso de programação para mulheres no Juventude Digital
Prazo para inscrição: até 01/04
Inscrição: portal do JD
Mais informações: @juventudedigital (Instagram)