O Estádio Presidente Vargas foi palco, na noite desta terça-feira (07/02), do primeiro Clássico-Rei de 2023. Ceará e Fortaleza se enfrentaram encerrando a quinta rodada do Campeonato Cearense, com vitória do Alvinegro por 2 x 1. Os dois times avançaram para as quartas de final em primeiro lugar nas suas chaves. A partida foi o primeiro Clássico-Rei no PV após dez anos e rendeu elogios e comentários positivos das torcidas à praça esportiva nesse reencontro.
Pela primeira vez no PV e também para assistir a um Clássico-Rei, a torcedora do Ceará Ana Luiza Brás foi só elogios ao sistema de segurança. “Foi muito tranquilo, tem vários policiais no entorno. Optamos por vir cedo para garantir um bom lugar”, destacou.
Matheus Menezes, torcedor do Fortaleza, veio acompanhado dos pais. Para ele, que assistiu a todos os jogos do time de coração este ano no PV, o clássico traz um sabor especial. “Clássico é sempre diferente: a atmosfera, tudo que envolve o jogo. No PV é aquele gostinho especial, fazia muito tempo que não havia um clássico aqui, então é aproveitar o máximo e tenho certeza que será um ótimo jogo”.
Ao final da partida, foi entregue a Taça Pedro Basílio ao Ceará, por ter a melhor campanha da 1ª fase. A Taça leva o nome dos grandes ídolos da história do Fortaleza, cuja família se fez presente celebrando o amor e o respeito, apesar da rivalidade.
Patrícia Basílio, filha de Pedro, foi com filho, sobrinho e neto prestigiar o retorno do Clássico-Rei ao PV e fez questão de destacar a tranquilidade do momento e o comportamento pacífico das duas torcidas. “Me senti segura. Foi um jogo de paz. Só tenho a agradecer as torcidas do Ceará e do Fortaleza. Estão de parabéns, aliás, todas as pessoas envolvidas nesse momento. Foi totalmente seguro e maravilhoso, como a volta de um Clássico-Rei no PV merecia.”
O sobrinho de Patrícia, Pedro Basílio Neto, reforçou a importância da segurança. “O entorno do estádio estava muito seguro. Havia muito policiamento durante todo o percurso e também na chegada. Não presenciei nenhuma confusão fora e nem dentro do estádio, pois havia muito policiamento”. E destacou ainda que foi muito bom voltar ao PV depois de 10 anos.
Para Ozires Pontes, secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, é importante que cada torcedor tenha consciência de que o estádio é um espaço de todos. “Faz 10 anos que não recebemos um clássico. Conversamos com todos os atores envolvidos no evento e estamos entregando o melhor. Um PV reforçado, tecnológico, pronto para um clássico de paz”.
Melhorias
O Estádio recebeu diversas melhorias. No aspecto da segurança, o sistema de Circuito Fechado de TV (CFTV) foi modernizado, com tecnologia inteligente, que possibilita a atuação dos órgãos de segurança com mais efetividade durante as ocorrências.
Dois painéis de LED foram instalados, substituindo os placares antigos, seguindo o conceito operacional adotado pelas principais arenas esportivas, que permite mais entretenimento com o torcedor através de imagens, vídeos e mensagens.
Os elevadores estão em pleno funcionamento para o acesso da imprensa, que também ganhou uma nova bancada, nova climatização e a ampliação da capacidade funcional das cabines para durante as transmissões dos jogos.
O equipamento teve toda a sua estrutura predial reformada com intervenções corretivas e preventivas importantes nos diversos aspectos, como por exemplo nos sistemas hidráulico e elétrico, reparos, pinturas e revestimentos de pisos e paredes, tratamento e pintura das estruturas metálicas, garantindo o funcionamento pleno do equipamento.
Sem falar no palco principal, o novo gramado, que é da espécie Bermuda Celebration e atende às exigências do padrão Fifa, entregando melhor desempenho técnico aos atletas - tração, densidade, quique de bola, altura, velocidade, entre outros fatores.