A Prefeitura de Fortaleza concluiu esta semana uma nova ciclofaixa no bairro Montese. A implantação faz parte do "Programa Pedala Mais", que tem como meta dobrar o número de usuários de bicicleta na Capital em dez anos por meio de ações em manutenção, expansão e melhoria da infraestrutura cicloviária.
Com 1,8 km de extensão, a ciclofaixa está situada na Rua Raul Cabral, no trecho compreendido entre a Av. Luciano Carneiro e a Rua Antônio Fiúza, e na Av. dos Expedicionários, entre a Rua Raul Cabral e Rua da Saudade.
A intervenção da Rua Raul Cabral irá se interligar com as ciclofaixas existentes da Av. Luciano Carneiro e Rua Antônio Fiúza. Já a da Av. dos Expedicionários permitirá a conexão da nova ciclofaixa da Raul Cabral à próxima ciclofaixa que será implantada na Rua da Saudade. Além da sinalização, as vias ainda recebem prolongamento de calçadas e criação de canteiro central.
Segundo o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Fortaleza é a capital brasileira onde as pessoas vivem mais próximas à infraestrutura cicloviária, com mais de 51% dos habitantes morando a menos de 300 metros de alguma ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota ou passeio compartilhada.
Com essa implantação, a Capital passa a ter 428,8 km de malha cicloviária, sendo 131,7 km de ciclovias, 281,1 km de ciclofaixas, 12,5 km de ciclorrotas e 3,5 km de passeio compartilhado. A meta é chegar aos 500 km até o final do próximo ano.
Papicu
Nas últimas semanas, moradores do Cocó receberam um novo trecho de ciclofaixa na Rua Bento Albuquerque, entre a Rua Otávio Lobo e Av. Eng. Santana Júnior, e na Rua Valdetário Mota, entre a Rua Bento Albuquerque e Av. Pe. Antônio Tomás.
Com 900 metros de extensão, a nova ciclofaixa da Rua Bento Albuquerque dá continuidade à ciclofaixa que já existia na via. Já a ciclofaixa da Rua Valdetário Mota une a nova ciclofaixa da Rua Bento Albuquerque à ciclofaixa da Av. Pe. Antônio Tomás. "Nosso intuito é continuar expandindo os espaços de circulação exclusiva para ciclistas, aumentando a segurança em seus deslocamentos e estimulando mais adeptos", reforça Antônio Ferreira, superintendente da AMC.