A Prefeitura de Fortaleza finalizou, por meio do programa Pedala Mais, uma nova infraestrutura cicloviária, ampliando as opções de mobilidade ativa e segura na cidade. A ciclofaixa da Av. Audízio Pinheiro fica localizada no trecho compreendido entre as ruas Santa Filomena e Conselheiro Araújo e faz conexão entre os bairros Dom Lustosa e Henrique Jorge.
A nova sinalização possui duas configurações, adaptando-se à estrutura da via. Parte é unidirecional, junto ao canteiro central, e outra é bidirecional, junto ao passeio. Ambas protegem ainda mais os ciclistas por conter tachões e balizadores, que ajudam a segregar o espaço destinado aos usuários do modal.
“Garantir uma ciclofaixa segura significa proporcionar um caminho de confiança para ciclistas, que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e promove ainda mais a integração entre pessoas e a cidade”, destaca Priscila Diniz, coordenadora da Gestão Cicloviária da AMC.
A ciclofaixa também se destaca por integrar outros pontos da rede cicloviária de Fortaleza ao conectar-se com a ciclovia do entorno do Rio Maranguapinho, incentivando ainda mais quem utiliza a bicicleta como meio de deslocamento.
Com esta implantação a rede cicloviária de Fortaleza chega a 490,2 km de extensão. Atualmente, 62% da população reside a menos de 300 metros de uma ciclofaixa, ciclovia, ciclorrota ou passeio compartilhado. A malha está presente em todas as regionais da cidade, garantindo que quase dois terços dos moradores tenham fácil acesso a ciclovias ou ciclofaixas
Pedala Mais
As ações fazem parte do programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), financiada pelo Banco Mundial (Bird) e contemplam o Pedala Mais, política cicloviária lançada pelo prefeito José Sarto, que tem como objetivo dobrar o número de usuários do modal em Fortaleza pelos próximos 10 anos. A iniciativa busca transformar Fortaleza na capital latino-americana das bicicletas.
O programa propõe ações de manutenção e melhorias nas infraestruturas cicloviárias, instalação de elementos de proteção, ampliação do Bicicletar, plantio de árvores, elementos inovadores como o primeiro painel de dados de ciclistas, a construção de novos bicicletários, assim como encontros periódicos com a comunidade ciclista e atividades de incentivo ao uso da bicicleta já incorporadas no calendário da cidade, como a Ciclofaixa de Lazer.