07 de November de 2024 em Mobilidade

Novo Terminal José de Alencar traz mais conforto e segurança para usuários do transporte público em Fortaleza

Inaugurado em junho deste ano, este é o quarto terminal entregue durante a gestão, recebendo 44 linhas e beneficiando 67 mil pessoas por dia


Ônibus estacionado no terminal
Localizado ao lado da estação de metrô, entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso, o novo terminal facilitará a integração entre os modais ônibus e metrô (Fotos: Daniel Calvet)

"Eu sou do tempo que o Terminal era aqui, há mais de 30 anos, então eu tenho saudade," relembra o técnico têxtil Rogério Barros enquanto espera o ônibus sentado em um dos bancos do novo Terminal José de Alencar. Desativado em 1987, o equipamento foi reconstruído e entregue à população em junho deste ano. Atualmente, recebe 44 linhas, que contam com um total de 165 veículos e com as quais são realizadas, diariamente, em torno de 1.289 viagens. As instalações beneficiam 67 mil pessoas por dia em média, reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos pelo Centro, além de substituir o antigo terminal aberto da Praça da Estação.

Com a entrega do Terminal, Rogério mudou o local onde pega ônibus. "Antes era ali, em frente à (Igreja) Universal, na Tristão Gonçalves. Era meio confuso, mais distante", relata, enquanto as memórias do antigo terminal vão passando. "Antes era outra divisão, outro formato, outra estrutura. Agora voltou a ser assim, em frente o Teatro (José de Alencar), e dá acesso a tudo, é bem legal," celebra Rogério.

História

 técnico têxtil Rogério Barros
O técnico têxtil Rogério Barros se lembra do antigo terminal

Ao longo de algumas décadas do século passado, o Terminal José de Alencar foi o principal ponto de embarque e desembarque de passageiros do transporte público de Fortaleza. De acordo com uma pesquisa realizada em 1975 pelo Departamento Estadual de Trânsito, entravam no Terminal mais de 300 veículos a cada hora. O fluxo intenso embaraçava o trânsito nos arredores, o que suscitou uma série de reestruturações do Terminal, incluindo a transferência de linhas para locais como a Praça da Estação - transformada em terminal de ônibus em 1979. Em 1987, o então terminal foi totalmente desativado.

A recriação do equipamento ocorreu em uma configuração diferente da que ele possuía na versão anterior, considerando novos parâmetros urbanísticos, além das mudanças no trânsito da Capital e nos fluxos de veículos e pedestres pelo Centro. Para o projeto, foi necessário compilar e organizar as diversas linhas, que estavam distribuídas, a fim de dar mais conforto aos usuários e garantir o ordenamento urbano.

Melhorias e avanços

Este é o quarto terminal inaugurado durante a gestão, ocupando o espaço onde antes ficava o antigo Beco da Poeira. O equipamento possui três plataformas cobertas para embarque e desembarque, com mais de dois mil metros quadrados de área, passagem elevada para pedestres, rampas e piso tátil para acessibilidade, sistema de drenagem e pavimentação em concreto de alta durabilidade. A escolha do material foi determinada pelo intenso tráfego de ônibus na região, assegurando resistência e durabilidade para a via.

Utilizando o Terminal diariamente para voltar para casa após o trabalho, a operadora de telemarketing Amanda Nicole de Lima sentiu a diferença. "Eu prefiro aqui porque é mais vazio, mais tranquilo. Está organizado", conta ela, enquanto espera o ônibus da linha Siqueira.

Bianca dos Santos
Para a jovem aprendiz Bianca dos Santos, o diferencial do novo equipamento é a segurança que ele proporciona

Para a jovem aprendiz Bianca dos Santos, o diferencial do novo equipamento é a segurança que ele proporciona. "É bem mais arejado, circulam mais pessoas também, então tenho menos medo. Lá (onde antes pegava ônibus) eu não me sentia segura porque é uma rua normal, que vai passando o ônibus. Eu me sentia meio insegura até de pegar no celular para olhar no aplicativo se estava chegando o ônibus. Aqui não, aqui eu vejo até as outras pessoas com celular, eu me sinto mais à vontade", observa Bianca.

O projeto do novo Terminal também incluiu a instalação de banheiros, sala de apoio para motoristas, refeitório, paisagismo, mobiliário urbano e gradis entre as plataformas para garantir segurança e organizar o fluxo de pedestres. Além disso, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) sinalizou toda a área interna e do entorno do Terminal José de Alencar com a implantação de dois novos semáforos no cruzamento da Rua 24 de Maio x Rua Guilherme Rocha, e Rua 24 de Maio x Rua Liberato Barroso. O equipamento semafórico situado na Av. Tristão Gonçalves x Rua Liberato Barroso também foi reconfigurado com a inclusão de mais um estágio.

Localizado ao lado da estação de metrô, entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso, o novo terminal facilitará a integração entre os modais ônibus e metrô, proporcionando maior conforto, comodidade e eficiência para os usuários do transporte público. O investimento total nas obras foi de R$ 13,4 milhões.

Funcionamento

O novo terminal interliga diversos bairros ao Centro da capital. Em agosto, dois meses após a inauguração, a Etufor incluiu mais seis linhas ao fluxo de embarques e desembarques do novo equipamento. As linhas são 111 - Jardim Iracema /Centro, 112 - Álvaro Weyne /Centro, 114 - Cj Nova Assunção /Fco Sá, 115 - Jardim Guanabara/Centro, 014 - Aguanambi/ Rodoviária e 670 - Sítio São João/ Centro. Passageiros de bairros como Álvaro Weyne, Barra do Ceará e Jardim Iracema agora podem utilizar o terminal para chegar ao Centro.

O equipamento funciona em operação aberta, de forma que os usuários devem utilizar o Bilhete Único ou carteira estudantil com créditos para embarcar nos coletivos, efetuando a integração no intervalo de duas horas. Com isso, o passageiro pode pagar apenas uma passagem, usufruindo do sistema de transporte público de forma mais econômica e eficiente.

Novo Terminal José de Alencar traz mais conforto e segurança para usuários do transporte público em Fortaleza

Inaugurado em junho deste ano, este é o quarto terminal entregue durante a gestão, recebendo 44 linhas e beneficiando 67 mil pessoas por dia

Ônibus estacionado no terminal
Localizado ao lado da estação de metrô, entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso, o novo terminal facilitará a integração entre os modais ônibus e metrô (Fotos: Daniel Calvet)

"Eu sou do tempo que o Terminal era aqui, há mais de 30 anos, então eu tenho saudade," relembra o técnico têxtil Rogério Barros enquanto espera o ônibus sentado em um dos bancos do novo Terminal José de Alencar. Desativado em 1987, o equipamento foi reconstruído e entregue à população em junho deste ano. Atualmente, recebe 44 linhas, que contam com um total de 165 veículos e com as quais são realizadas, diariamente, em torno de 1.289 viagens. As instalações beneficiam 67 mil pessoas por dia em média, reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos pelo Centro, além de substituir o antigo terminal aberto da Praça da Estação.

Com a entrega do Terminal, Rogério mudou o local onde pega ônibus. "Antes era ali, em frente à (Igreja) Universal, na Tristão Gonçalves. Era meio confuso, mais distante", relata, enquanto as memórias do antigo terminal vão passando. "Antes era outra divisão, outro formato, outra estrutura. Agora voltou a ser assim, em frente o Teatro (José de Alencar), e dá acesso a tudo, é bem legal," celebra Rogério.

História

 técnico têxtil Rogério Barros
O técnico têxtil Rogério Barros se lembra do antigo terminal

Ao longo de algumas décadas do século passado, o Terminal José de Alencar foi o principal ponto de embarque e desembarque de passageiros do transporte público de Fortaleza. De acordo com uma pesquisa realizada em 1975 pelo Departamento Estadual de Trânsito, entravam no Terminal mais de 300 veículos a cada hora. O fluxo intenso embaraçava o trânsito nos arredores, o que suscitou uma série de reestruturações do Terminal, incluindo a transferência de linhas para locais como a Praça da Estação - transformada em terminal de ônibus em 1979. Em 1987, o então terminal foi totalmente desativado.

A recriação do equipamento ocorreu em uma configuração diferente da que ele possuía na versão anterior, considerando novos parâmetros urbanísticos, além das mudanças no trânsito da Capital e nos fluxos de veículos e pedestres pelo Centro. Para o projeto, foi necessário compilar e organizar as diversas linhas, que estavam distribuídas, a fim de dar mais conforto aos usuários e garantir o ordenamento urbano.

Melhorias e avanços

Este é o quarto terminal inaugurado durante a gestão, ocupando o espaço onde antes ficava o antigo Beco da Poeira. O equipamento possui três plataformas cobertas para embarque e desembarque, com mais de dois mil metros quadrados de área, passagem elevada para pedestres, rampas e piso tátil para acessibilidade, sistema de drenagem e pavimentação em concreto de alta durabilidade. A escolha do material foi determinada pelo intenso tráfego de ônibus na região, assegurando resistência e durabilidade para a via.

Utilizando o Terminal diariamente para voltar para casa após o trabalho, a operadora de telemarketing Amanda Nicole de Lima sentiu a diferença. "Eu prefiro aqui porque é mais vazio, mais tranquilo. Está organizado", conta ela, enquanto espera o ônibus da linha Siqueira.

Bianca dos Santos
Para a jovem aprendiz Bianca dos Santos, o diferencial do novo equipamento é a segurança que ele proporciona

Para a jovem aprendiz Bianca dos Santos, o diferencial do novo equipamento é a segurança que ele proporciona. "É bem mais arejado, circulam mais pessoas também, então tenho menos medo. Lá (onde antes pegava ônibus) eu não me sentia segura porque é uma rua normal, que vai passando o ônibus. Eu me sentia meio insegura até de pegar no celular para olhar no aplicativo se estava chegando o ônibus. Aqui não, aqui eu vejo até as outras pessoas com celular, eu me sinto mais à vontade", observa Bianca.

O projeto do novo Terminal também incluiu a instalação de banheiros, sala de apoio para motoristas, refeitório, paisagismo, mobiliário urbano e gradis entre as plataformas para garantir segurança e organizar o fluxo de pedestres. Além disso, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) sinalizou toda a área interna e do entorno do Terminal José de Alencar com a implantação de dois novos semáforos no cruzamento da Rua 24 de Maio x Rua Guilherme Rocha, e Rua 24 de Maio x Rua Liberato Barroso. O equipamento semafórico situado na Av. Tristão Gonçalves x Rua Liberato Barroso também foi reconfigurado com a inclusão de mais um estágio.

Localizado ao lado da estação de metrô, entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso, o novo terminal facilitará a integração entre os modais ônibus e metrô, proporcionando maior conforto, comodidade e eficiência para os usuários do transporte público. O investimento total nas obras foi de R$ 13,4 milhões.

Funcionamento

O novo terminal interliga diversos bairros ao Centro da capital. Em agosto, dois meses após a inauguração, a Etufor incluiu mais seis linhas ao fluxo de embarques e desembarques do novo equipamento. As linhas são 111 - Jardim Iracema /Centro, 112 - Álvaro Weyne /Centro, 114 - Cj Nova Assunção /Fco Sá, 115 - Jardim Guanabara/Centro, 014 - Aguanambi/ Rodoviária e 670 - Sítio São João/ Centro. Passageiros de bairros como Álvaro Weyne, Barra do Ceará e Jardim Iracema agora podem utilizar o terminal para chegar ao Centro.

O equipamento funciona em operação aberta, de forma que os usuários devem utilizar o Bilhete Único ou carteira estudantil com créditos para embarcar nos coletivos, efetuando a integração no intervalo de duas horas. Com isso, o passageiro pode pagar apenas uma passagem, usufruindo do sistema de transporte público de forma mais econômica e eficiente.