Como parte do programa de segurança viária adotado pela Prefeitura de Fortaleza, as faixas de retenção exclusivas para motocicletas implantadas na Cidade estão cumprindo o seu principal objetivo: salvar vidas. Exemplo disso é que o número de acidentes com vítima caiu 33,3% nos cruzamentos sinalizados com esse dispositivo, reduzindo de 367 para 245.
Conhecida como “motobox”, a intervenção consiste em dar prioridade para quem trafega sobre duas rodas na abertura do sinal de trânsito, permitindo que possa partir antes dos outros veículos quando o semáforo abrir. Distanciando motos dos carros nos primeiros instantes após a abertura semafórica, espera-se que ultrapassagens arriscadas e conflitos sejam evitados, tornando a largada mais segura.
“Ao compararmos apenas os acidentes com vítima envolvendo usuários de motocicleta, observamos uma redução de 243 para 174, o que representa uma queda de 30,1%. A tendência é que com a expansão da medida essa estatística seja cada vez menor. Atualmente, 270 cruzamentos são contemplados com a intervenção”, explica o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Arcelino Lima.
A análise considerou uma amostra de 250 interseções semaforizadas. O método visou isolar o efeito da faixa, que teve sua eficiência comprovada estatisticamente. O período de análise de dados para os cruzamentos foi de 24 meses, em média, antes da implantação do projeto e de 12 meses após a medida.
A exemplo de outras cidades brasileiras que já adotaram a intervenção, como São Paulo, Natal e Salvador, a faixa de retenção para motos é identificada por sinalização horizontal, com largura de aproximadamente 5 metros, situada entre a faixa de pedestres e os automóveis parados no semáforo. Realidade também em outras capitais mundo afora, autoridades afirmam que em Barcelona a medida foi responsável por reduzir em 90% o risco de acidente.
Além de melhorar a segurança dos motociclistas por aumentar a visibilidade no cruzamento, a faixa possibilita maior conforto também para os veículos, não havendo mais aquela aglomeração de motos ao lado dos carros tampouco a disputa pelo espaço. O órgão acredita ainda que o novo recurso viário aumente o respeito aos pedestres e reduza o número de infrações de parada sobre a faixa e avanço de semáforo.
Acidentes
A motocicleta ainda é considerada um dos veículos mais vulneráveis a acidentes de trânsito. Dentre os 197 óbitos registrados ano passado, 44,2% eram referentes a usuários desse modal. Embora tenha havido uma redução de 13,9% ao compararmos os dois últimos anos (2018-2019), piloto e passageiro ainda são quem mais morre no trânsito de Fortaleza.