A Prefeitura de Fortaleza vem ampliando a cobertura de drenagem e rede de esgoto nas comunidades mais vulneráveis com as obras do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra). Neste primeiro trimestre, o programa irá urbanizar 65 ruas na comunidade Planalto Vitória, no Canindezinho, garantindo serviços básicos como sistema de drenagem, esgotamento sanitário, pavimentação com piso intertravado e novas calçadas, trazendo mais acessibilidade e qualidade de vida aos moradores. As ações já estão com 87% das obras executadas e fazem parte do plano de trabalho preventivo para a quadra chuvosa de 2022.
As comunidades Unidos Venceremos, no Barroso, e Jardim Glória, na Cajazeiras, foram as primeiras localidades a serem beneficiadas pelo programa. Ao todo, foram transformadas 38 ruas, antigas áreas de alagamentos, onde as vias não possuíam nenhuma condição de tráfego e salubridade.
“A urbanização dessas comunidades tem trazido mais dignidade aos moradores que, durante muitos anos, conviveram com alagamentos, esgoto a céu aberto e que, hoje, contam com ruas com piso intertravado, calçadas e infraestrutura viária completa. A mudança está nas crianças brincando nas ruas, nos coletivos que passam a circular por vias antes inacessíveis, na fachada das casas sendo reformadas. É uma verdadeira transformação o impacto gerado por essas obras”, comemora o secretário da Infraestrutura, Samuel Dias.
Proinfra
O Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra) é o maior investimento em infraestrutura social em comunidades carentes já realizado na história da Cidade. Com investimento de US$ 150 milhões, o projeto vem realizando obras de infraestrutura, com serviços de drenagem, saneamento, mobilidade, além da construção de novos equipamentos de Educação e Esporte.
A meta do projeto é contemplar, aproximadamente, 30 bairros, que receberão melhores condições sanitárias, caminhabilidade, com a urbanização de 950 vias, e mais qualidade de vida.
As obras, executadas Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), abrangem todas as regionais da cidade e, atualmente, ocorrem em 13 bairros: Barroso, Mondubim, Canindezinho, Jangurussu, Granja Lisboa, Ancuri, Presidente Vargas, Genibau, Bom Jardim, Dendê, Pedras, Curió e São Bento. O projeto irá dotar regiões carentes da cidade com infraestrutura e serviços básicos necessários ao desenvolvimento da população, como rede de esgoto, drenagem e urbanização de vias.
A escolha dessas localidades se deve, principalmente, ao alto índice de vulnerabilidade social. O cronograma geral de todo o programa é dezembro de 2023.