Os moradores e comerciantes do bairro Jangurussu, já conseguem ver de perto todas as melhorias de urbanização que a Prefeitura de Fortaleza vem realizando na região. As obras, em andamento, fazem parte do projeto Meu Bairro Empreendedor e já estão com 70% dos serviços executados. As intervenções consistem na requalificação das principais vias comerciais do bairro, fomentando o comércio local e contribuindo na geração de emprego e renda.
Ao todo, quatro avenidas serão urbanizadas pelas obras: Castelo de Castro, Bulervard I, Bulevard II e Bulervard III, totalizando mais de 75 mil m² de área, sendo o maior Meu Bairro Empreendedor já implantado na Capital.
Quando concluídas as obras, a região contará com sistema de drenagem, nova pavimentação em intertravado e asfalto, itens de acessibilidade e paisagismo, além de novas calçadas e mobiliários urbanos como bancos, lixeiras, mesas de jogos e jardineiras.
Para permitir o avanço das obras, a partir desta segunda-feira (05/02), o cruzamento da avenida Bulevar 3 com a avenida Governador Leonel Brizola será bloqueado para dar continuidade aos serviços que acontecem na região. A interdição se faz necessária para a execução da nova pavimentação em piso intertravado e passeios acessíveis.
O bloqueio terá duração de 45 dias e agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) estarão no local para orientar os condutores.
As obras, que são executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), têm entrega prevista para o segundo semestre de 2024.
Mudanças no trânsito
O condutor que vem pela Av. Castelo de Castro deve dobrar à direita na Av. Gov. Leonel Brizola, à direita na Rua 408, à esquerda na Rua 402 e à direita na Av. Bulervard III.
Já para quem trafega no sentido sul/norte da Av. Bulervard III, a orientação é entrar à direita na Rua 406, à esquerda na Rua 416, à direita na Av. Gov. Leonel Brizola, à esquerda na Rua Aléf de Souza Cavalcante, à esquerda novamente na Rua Ana Beatriz, retornando para a Av. Gov. Leonel Brizola
Outra sugestão para o motorista que segue na Rua Aléf de Souza Cavalcante é dobrar à esquerda na Rua Ana Beatriz e à dirieta na Av. Gov. Leonel Brizola.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) altera o itinerário das linhas 635 - Cj. Tamandaré/1, 646 - São Cristóvão/1. A linha 635 segue o desvio pela Av Contorno Leste, Rua Alef de Souza Cavalcante, Travessa Ana Beatriz retornando para Av. Gov. Leonel Brizola para seguir o itinerário vigente. Já a linha 646 desvia pela Rua 408, Rua 402, Av. Bulevar III e retorna ao itinerário normal.
Veja o mapa com o desvio de trânsito
Projeto Meu Bairro Empreendedor
O Projeto Meu Bairro Empreendedor tem por objetivo fomentar ações para o desenvolvimento econômico local, integrado e sustentável em bairros de Fortaleza, por meio da criação do Centro de Referência do Empreendedor (CRE) e da implantação da Rua do Comércio. A iniciativa já contemplou bairros como Bom Jardim, Serviluz, Vicente Pinzon, Vila Velha, José Walter e Pirambu. Atualmente, a Prefeitura de Fortaleza executa as obras do projeto em mais quatro bairros da cidade, são eles: Jangurussu, Messejana, Parque Santana (Mondubim) e Planalto Ayrton Senna.
Além da urbanização e implantação da Rua do Comércio, o bairro Jangurussu também será contemplado com um Centro de Referência do Empreendedor (CRE). "Este é um projeto que vem mudando radicalmente a vida dos bairros. No Bom Jardim, que foi o primeiro bairro que teve o Centro de Referência, é onde a gente mais capacita. Temos muitos empreendedores que vieram de nossos projetos no bairro e também do programa Nossas Guerreiras, que oferece crédito orientado", informa Rodrigo Nogueira, secretário do Desenvolvimento Econômico.
Centro de Referência do Empreendedor
Lançado inicialmente no Bom Jardim, o Jangurussu também vai receber um Centro de Referência do Empreendedor onde serão realizadas as atividades voltados para empreendedorismo e inovação com salas de capacitações, espaços de atendimento do Sine Municipal e um ateliê de costura do projeto Costurando com Futuro. Ações que devem estimular a criação ou ampliação de negócios na região, promovendo a circulação de dinheiro no bairro. Serão ofertados, ainda, acesso ao crédito orientado por meio do Programa Nossas Guerreiras. Além disso, o espaço deve receber capacitações voltadas para os empreendedores locais por meio do Programa Fortaleza Capacita. A ideia é integrar todos os serviços ofertados na área do Desenvolvimento Econômico.