Para combater preventivamente as arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, Fortaleza contará com mais uma Operação Inverno. A edição 2024/2025 foi lançada em novembro, no bairro Aerolândia, já iniciando as atividades e segue até fevereiro de 2025, período que antecede a quadra chuvosa.
Nesta edição, 1.388 profissionais irão inspecionar aproximadamente 779 mil imóveis da Capital, contemplando 48 bairros, com intuito de conscientizar a população e estabilizar a situação até o início da quadra chuvosa. Em 2024, a operação completa nove anos de atuação, sendo fundamental para que a capital cearense mantenha-se há 12 anos sem epidemias de dengue.
Os bairros Alto da Balança, São João do Tauape e Aerolândia, que têm apresentado neste ano alto índice de infestação do Aedes aegypti, serão os primeiros a receber as intervenções. Somente nestes bairros, mais de 46 mil fortalezenses serão beneficiados com os mutirões, que percorrerão aproximadamente 27 mil residências, a partir do trabalho de 701 agentes comunitários de endemias (ACE), com a eliminação manual dos focos e aplicação de larvicida biológico nos armazenamentos d'água.
Os agentes também realizarão ações de conscientização sobre como se prevenir contra as arboviroses, causadoras da dengue, chikungunya, zika e outras doenças, reforçando os cuidado preventivos, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados nas residências.
Balanço
Na Operação Inverno 2023/2024, foram realizadas 674.028 visitas domiciliares e 9.086 focos do mosquito eliminados, de novembro do ano passado e fevereiro deste ano.
Quando contabilizado somente o ano 2024, entre janeiro e outubro, a Vigilância Ambiental de Fortaleza realizou 1.711.324 visitas domiciliares com a intenção de neutralizar os focos do mosquito Aedes aegypti, sendo que 28.304 focos foram eliminados.
Com o esforço conjunto do poder público e a colaboração da população, a Prefeitura de Fortaleza reafirma seu compromisso com a proteção da saúde e bem-estar de seus cidadãos, especialmente durante os meses mais críticos do período chuvoso.