A Operação Tira-Treco, ação de limpeza urbana da Prefeitura de Fortaleza com foco na prevenção de formação de pontos de lixo, chega às Regionais 4, neste sábado (29/04), e 12, no domingo (30/04). Na última ação, os caminhões da Prefeitura recolheram 3,5 toneladas de resíduos volumosos nas ruas, entre camas, sofás, colchões e outros móveis velhos.
A ação acontece pelos bairros Benfica, Fátima, Montese, Jardim América, Parangaba, Itaoca, Vila Peri, Aeroporto, Vila União e Parreão, pertencentes à Regional 4, no sábado (29/04). Já no domingo (30/04), a rota contempla ruas do Centro e Praia de Iracema. Para contar com o apoio da população, um carro de som percorreu a rota prevista durante toda a semana alertando sobre o serviço, dias e horários.
Confira a rota deste fim de semana:
Sábado (28/04) - Regional 4
Av. Gen. Osório de Paiva
Rua Cônego Lima Sucupira
R. Topógrafo Sales
Av. Dr. Silas Munguba
Av. Dos Expedicionários
Av. Treze de Maio
Rua Marechal Deodoro
Av. Domingos Olímpio
Rua Padre Miguelino
Rua Mário Mamede
Domingo (30/04) - Regional 12
Rua Meton de Alencar
Rua Solon Pinheiro
Av. Duque de Caxias
Rua Bárbara de Alencar
Av. Dom Manuel
Rua Carlos Vasconcelos
Rua Tenente Benévolo
Rua Tigipió
Rua Tomaz Lopes
Av. Pessoa Anta
O itinerário tem como base áreas sob risco de alagamento mapeadas pela Defesa Civil de Fortaleza e pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Assim como pontos de lixo irregulares mapeados pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP).
O trabalho se junta aos demais esforços de zeladoria em andamento na Capital durante a quadra chuvosa, como medida preventiva para mitigar riscos de alagamentos neste período. A previsão é de que a operação se torne uma atividade contínua.
Tipos de resíduos
Serão recolhidos móveis velhos, eletrodomésticos, pneus, restos de poda e outros materiais de grande porte. No caso dos entulhos, a responsabilidade é de quem o gera, seja pessoa física ou empresas construtoras. Portanto, eles não são recolhidos pela operação e devem ser descartados em contêiner e posteriormente encaminhados para a destinação correta.
Lixo domiciliar também não entra no material recolhido pelo caminhão Tira-Treco. Para isso, a Prefeitura mantém coleta sistemática três vezes por semana. Já eletroeletrônicos, como pilhas e baterias, não são recebidos pela Prefeitura, uma vez que são classificados como resíduos perigosos e devem ser devolvidos à empresa de origem, que providencia a logística reversa do produto.
Vale destacar que para os materiais não inclusos na operação, a Prefeitura já realiza com frequência a chamada Coleta Especial Urbana, direcionada ao recolhimento de resíduos descartados de maneira imprópria.
Ecopontos
É importante reforçar que Fortaleza já possui 90 Ecopontos em todas as regionais, equipados exatamente para o recebimento de materiais volumosos, como também restos de podas e de entulhos, além de recicláveis.
Vinculados aos Ecopontos, a Prefeitura oferece programas de benefícios para o fortalezense que descartar os resíduos corretamente. Pelo Recicla Fortaleza, o munícipe que levar resíduos recicláveis, ensacados e livres de restos de alimentos, para o Ecoponto mais próximo, pode ganhar desconto na conta de energia. O material é pesado no Ecoponto e o resultado é revertido em valor, por sua vez, usado como base para o desconto na conta.
Já o programa E-Carroceiro beneficia diretamente os carroceiros cadastrados que levam seus materiais até um Ecoponto. Os resíduos também são pesados e o valor é convertido em crédito, em parceria com o Banco Palmas, a ser usado em comércios locais. O carroceiro também tem a opção de sacar o valor.
A operação Tira-Treco foi desenvolvida pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), em parceria com a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor), a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), as 12 Regionais e a Ecofor Ambiental.