O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) divulgou, nesta sexta-feira (12/2), a nova pesquisa de preços nos supermercados da Capital. O levantamento, realizado entre os dias 4 e 5 fevereiro, traz a análise de preços no novo modelo de reestruturação das secretarias regionais, aprovado no ano passado. Com isso, o número de regionais com respectivos preços e análises, passa de sete para 12. A quantidade de itens também aumentou, passando de 60 para 61 produtos. O Procon acompanha, mensalmente, a evolução de produtos, considerados de primeira necessidade, em todas as regionais de Fortaleza.
A pesquisa aponta que a Regional 12, onde estão os bairros Centro, Moura Brasil e Praia de Iracema, concentra os preços mais elevados. A média de preços dos 61 produtos analisados ficou em R$ 653,93. Aerolândia, Messejana, Cidade dos Funcionários e demais bairros da Regional 6 aparecem em seguida, com o conjunto de produtos saindo por R$ 648,88. Já nos bairros como Benfica, Montese e Parreão, o levantamento indica que que produtos estão mais baratos. Nestes locais, da Regional 4, a soma dos itens ficou em R$ 472,24. O Procon ressalva que a média de preços por regional, por ser afetada, de acordo com a disponibilidade de produtos nos supermercados.
Preços por regionais
Regional | Preço médio total |
Regional 12 | R$ 653,93 |
Regional 6 | R$ 648,88 |
Regional 9 | R$ 625,10 |
Regional 11 | R$ 622,92 |
Regional 8 | R$ 604,37 |
Regional 1 | R$ 602,64 |
Regional 5 | R$ 561,04 |
Regional 3 | R$ 531,23 |
Regional 2 | R$ 526,62 |
Regional 7 | R$ 525,88 |
Regional 10 | R$ 525,41 |
Regional 4 | R$ 472,24 |
Quando analisados os preços entre os estabelecimentos, a variação entre o preço mais barato e o mais caro pode chegar a 307,14% de diferença. É o caso do mamão, cujo quilograma pode custar de R$ 0,98 a R$ 3,99. Outro item que apresenta alta variação de preços é o alho, que pode ser encontrado de R$ 13,90 a R$ 43,00, uma diferença de 209,35%.
Maiores variações
Produto | Menor preço | Maior preço | Variação |
Mamão (Kg) | R$ 0,98 | R$ 3,99 | 307,14% |
Alho (Kg) | R$ 13,90 | R$ 43,00 | 209,35% |
Papel higiênico (Pct) | R$ 2,29 | R$ 5,39 | 135,37% |
Cenoura (Kg) | R$ 2,99 | R$ 6,99 | 133,77% |
Amaciante roupas (2L) | R$ 4,49 | R$ 10,49 | 133,63% |
Para a diretora do Procon Fortaleza, Eneylândia Rabelo, a pesquisa, adequada à nova divisão das 12 regionais, retrata uma maior realidade da vida do cidadão. "A pesquisa chega mais perto do consumidor, pois com uma divisão maior de regionais é possível ser mais fidedigno, coletando preços daquele estabelecimento ou outro que fica perto da casa do consumidor".
A pesquisa completa com os preços dos produtos em todas as regionais está disponível no aplicativo "Proconomizar", nas plataformas android e iOS, bem como no portal da Prefeitura de Fortaleza, no campo defesa do consumidor. Também é possível consultar todas as pesquisas mensais já realizadas.
O Procon Fortaleza realiza a pesquisa com itens considerados de primeira necessidade. A análise de preços é dividida por itens de alimentação, carnes e aves, padaria, refrigerantes, frutas e verduras, higiene pessoal, limpeza doméstica e ainda cuidados e higiene infantil. Os preços são coletados, presencialmente.
Dicas
- Verifique as datas de promoções e dias de ofertas;
- Analise os encartes distribuídos como sendo de produtos promocionais e exija os mesmos preços nos caixas. Se houver divergência, o consumidor tem o direito de pagar sempre o menor valor;
- Avalie e faça as contas com as despesas mensais, como mensalidades escolares, impostos parcelados e outros;
- Faça uma lista dos produtos que realmente precisa comprar;
- Evite realizar as compras com fome ou acompanhado de crianças;
- Pesquise preços e verifique a melhor forma de pagamento e descontos nos pagamento à vista, em dinheiro e no cartão de crédito;
- Confira a data de validade dos produtos;
- Nem sempre o produto com tarja vermelha é o mais barato. Procure a categoria do item exposto como promocional e escolha um produto que seja mais em conta. Certamente, você sairá economizando;
- Na entrada de lojas e supermercados, por exemplo, normalmente são colocados produtos que induzam o consumidor à compra. Portanto, evite-os;
- Alimentos congelados devem ser colocados por último no carrinho para que sua qualidade não seja comprometida.