As produções científicas de três equipes de alunos das escolas municipais foram apresentadas durante a etapa estadual do Ceará Científico 2023, realizada entre os dias 13 a 15 de dezembro, no Centro de Eventos. O ciclo do evento ocorreu ao longo do ano inteiro e representa a iniciação científica para estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio de todo o Estado.
A mostra teve início na fase escolar, em que cada unidade de ensino realizou sua própria feira de ciências. Na sequência, os classificados foram para a fase regional, que aconteceu em cada uma das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e na Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). Por último, foi feita a etapa estadual, na capital, reunindo os vencedores do estágio anterior.
As pesquisas da Rede Municipal de Ensino classificadas para a fase estadual concorreram na categoria pesquisa júnior, são elas: “Matemática e Cidadania - Uma Visão sobre Economia Local na Comunidade”, da Escola Municipal Nelson Mandela; "Quer que Eu Conte? Eu Contarei!": Explorando o Imaginário Infantil de Releituras de Contos Clássicos”, da EM Professora Belarmina Campos; e “Geografia Futebol Clube - GFC: A Criação e a Aplicação de um Jogo Lúdico sobre o Continente Africano”, da EM General Manoel Cordeiro Neto.
O coordenador de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, Osvaldo Negreiros, reforça o valor da experiência para os alunos pesquisadores das escolas municipais. “A participação dos nossos estudantes na etapa estadual é uma experiência enriquecedora, com vivências e conhecimentos com equipes de todo o Ceará. O evento estimula, cada vez mais, o interesse deles pela ciência e promove o protagonismo estudantil”, afirma.
Pesquisa no bairro José Walter
A pesquisa “Matemática e Cidadania - Uma Visão sobre Economia Local na Comunidade” conquistou o 1º lugar na Feira Municipal de Ciências e Cultura de Fortaleza e na etapa regional do Ceará Científico 2023. As alunas Gabriela Almeida e Jovana Félix estiveram no comando da pesquisa, que teve orientação do professor de matemática Felipe Rodrigues, equipe que representou a Escola Municipal Nelson Mandela, do bairro José Walter.
Gabriela explica que o objetivo da pesquisa foi usar a matemática como instrumento para consciencializar a população sobre a economia e promover o comércio local no bairro. “Pesquisar sobre os custos básicos das famílias e sobre os itens do supermercado mudou bastante nossa perspectiva. Com a pesquisa, vi a utilidade da matemática na vida comum e como é divertido na prática. É trabalhoso lidar com as tabelas e cálculos, mas valeu muito a pena”, detalha a aluna, recém-aprovada no curso técnico de Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - campus Maracanaú.
As duas alunas fazem parte de um grupo de estudo da escola sobre ciências, que inclui a pesquisa nas áreas de matemática, astronomia e química. O professor Felipe lidera o grupo, que existe desde o ano passado e conta com cerca de 20 alunos. Ele conta que a pesquisa exposta no Ceará Científico foi construída neste grupo. Os ganhos de participar de um evento como este, observa Felipe, são grandes. “Durante o evento, os alunos trocaram experiências e desenvolveram habilidades comportamentais tão exigidas no nosso mercado de trabalho hoje. É importante reforçar que elas trabalham com pesquisa científica de verdade no grupo de estudo. A ideia é construir ciência já no Ensino Fundamental”, explica.
Caminho até a etapa estadual
Nesta edição de 2023, 13 equipes do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino que ficaram melhor colocadas na 12ª Feira Municipal de Ciências e Cultura de Fortaleza participaram da etapa regional do Ceará Científico. Envolvendo todas as unidades escolares do Ensino Fundamental e da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a feira municipal movimenta os alunos em projetos que incentivam a criatividade, inovação e letramento científico.