O prefeito Sarto entregou, nesta quinta-feira (07/12), mais um posto de saúde itinerante do programa Vem Saúde. A nova unidade está localizada no bairro Lagoa Redonda e leva, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, todos os serviços da Atenção Primária para a comunidade. A carreta acolherá temporariamente os serviços do posto de saúde Terezinha Parente, que será reformado.
Durante a entrega, o prefeito destacou os esforços em garantir o atendimento à população e anunciou a próxima unidade móvel entregue, acolhendo os usuários durante as obras de requalificação do posto Floresta, no Álvaro Weyne. “Existe toda uma logística para adequar a unidade a área de consultórios médicos, odontológicos, a sala de vacinação a esse espaço. Essa é a segunda unidade entregue, a terceira será destinada ao bairro Álvaro Weyne e ao todo serão seis unidades móveis utilizadas enquanto requalificamos os postos de saúde para não atrapalhar a mobilidade dos pacientes”, detalhou.
Com área total de 616 m², o posto itinerante dispõe de recepção, sala de espera e quatro consultórios para atendimento médico e de enfermagem, por meio de três equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF). Além disso, o atendimento odontológico está garantido, contando com duas equipes de saúde bucal.
A estrutura conta com anexos montados em contêineres para acolher farmácia básica, laboratório, banheiros, esterilização, vacina e curativos. Para otimizar o atendimento ao público, o acesso a internet é via satélite. A unidade móvel também está equipada com gerador e reservatório de água de 5.000 litros.
“A estrutura realmente impressiona pela quantidade de opções que os usuários têm aqui, como vacina, exames ginecológicos, curativo e todos tem gerador, reservatório de água, saneamento, e internet via satélite, garantindo que as informações cheguem até a Secretaria de Saúde para que possamos mensurar os atendimentos da unidade”, explicou Galeno Taumaturgo, secretário da Saúde.
Estiveram presentes na entrega os vereadores e suplentes Cláudia Gomes, Renan Colares, José Freire, Carlos Mesquita, Dayane Costa e Luis Paupina.
Atendimento do Posto de Saúde Terezinha Parente
O posto de Saúde Terezinha Parente, que está em obras, tem capacidade para atender cerca de 33 mil pessoas do bairro e do entorno, por meio de oito equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF). Destas, três estarão atuando no posto de saúde móvel e cinco acolherão a população em equipamentos públicos e entidades sociais.
Tânia Silva, moradora do Curió de 65 anos e usuária do posto, ficou muito contente com o espaço e aproveitou para buscar seus remédios na farmácia. “Achei maravilhoso, enquanto o posto não fica pronto é um lugar excelente, a coisa mais linda, tudo equipado e organizado. Eu sou hipertensa e venho todo mês ao posto verificar minha pressão e buscar meus remédios, sou sempre muito bem atendida pela equipe, então está sendo maravilhoso”, contou ela.
É o que também conta Carolina Santos, que trouxe a filha Ana Valentina, de dois anos, para atualizar a caderneta de vacinação. “O espaço é melhor do que o posto antigo, estava precisando de reforma. Aqui está mais organizado, mais ventilado. E quando o posto novo ficar pronto vai melhorar ainda mais”, afirmou.
Garantindo o total funcionamento do posto de saúde Terezinha Parente durante as obras, além da unidade móvel, haverá atendimento médico e de enfermagem espontâneo (casos de urgência) e programado (consultas agendadas) nos postos de saúde: Galba de Araújo (Av. Recreio, 1390 - Lagoa Redonda); Luis Franklin (R. Alexandre Vieira, s/n – Coaçu). Os mesmos serviços estarão disponíveis na Associação Fonte da Vida (R. José Bonfim Junior, 953 - Lagoa Redonda). Haverá ainda atendimendo odontológico (demanda espontânea e programada) nos postos de saúde Galba de Araújo (Av. Recreio, 1390 - Lagoa Redonda); posto de saúde Lúcia de Belém (Messejana) (R. Coronel Guilherme Alencar, s/n – Messejana); posto de saúde Luis Franklin (R. Alexandre Vieira, s/n – Coaçu).
Vacina bivalente
Na cerimônia de entrega, Sarto fez um apelo à população para buscar os postos de saúde e tomar a vacina bivalente: “A dose de reforço da bivalente é super importante. Estamos tendo pequenos surtos de Covid, com uma variante que causa pouco impacto em quem se vacinou, por isso é necessário receber o imunizante”, afirmou.
A partir desta quinta-feira (07/12), a Prefeitura de Fortaleza disponibilizará a dose de reforço da vacina bivalente contra a covid-19 para idosos a partir de 60 anos e imunocomprometidos a partir de 12 anos que tenham recebido a última dose há mais de seis meses. Além disso, no sábado (09/12), será realizado um mutirão de vacinação em 16 unidades.
Além do reforço aos idosos, os fortalezenses acima de 12 anos, que tenham tomado, pelo menos, primeira e segunda dose da vacina contra a covid-19, imunossuprimidos de 12 anos a 17 anos, 11 meses, 29 dias e pessoas com comorbidades a partir de 12 anos que ainda não receberam a vacina bivalente podem se dirigir aos postos para aplicação.
Telemedicina
As equipes de saúde da unidade móvel terão acesso à Telemedicina, por meio do serviço “Segunda Opinião”. O recurso tecnológico oferta uma troca de informações entre o médico do posto de saúde e um médico especialista, via sistema, com objetivo de esclarecer dúvidas sobre as condições clínicas de um paciente. A iniciativa qualifica e reduz filas para consultas com médicos especialistas. Desde seu lançamento, em maio deste ano, até novembro, 2.902 consultas foram realizadas no serviço.
Programa Vem Saúde: Tuk-Tuk dos Remédios
O programa Vem Saúde também oferta a entrega de medicamentos em casa, por meio dos Tuk-Tuks dos Remédios. Fortalezenses com lesão medular, que aderiram à distribuição domiciliar de forma voluntária, já estão recebendo seus medicamentos e insumos em casa. Atualmente, 2.130 usuários com lesão medular estão cadastrados na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), destes, 170 já aderiram e estão sendo beneficiados.
A iniciativa evita deslocamentos, reduz o fluxo de pessoas nas unidades de saúde e proporciona que familiares e responsáveis possam dedicar mais tempo aos cuidados do paciente.
A Prefeitura está atuando no cronograma de ampliação da distribuição domiciliar de medicamentos, por meio da contratação de mais 30 triciclos. Em breve novos pacientes serão beneficiados, além dos que possuem lesão medular.