Os foliões saíram de casa cedo neste domingo (29/01) para curtir o Pré-Carnaval do Polo dos Queijos, no Centro. Antes do meio-dia o Raimundo dos Queijos e as ruas do entorno já estavam lotados, e a animação foi crescendo ao longo dos shows de Samba Vadio, Cris Malagueta e Nosso Samba. Programação do dia incluiu mais dois pontos da cidade, o Passeio Público, com atração infantil, e a Praça João Gentil, com DJs e bandas, e encerrou o segundo final de semana do ciclo carnavalesco.
Frequentadora assídua do Raimundo dos Queijos, a cantora Cris Malagueta celebra a oportunidade de se apresentar no local. "A energia aqui é maravilhosa, então quando eu soube que ia cantar aqui, nossa, fiquei feliz demais! É muito bom fazer parte de um lugar histórico, no Centro da cidade. As pessoas acordam cedo para vir pra cá, para ouvir um samba. Saber que estou aqui fazendo parte disso é bom demais", conta Malagueta, que traz em seu repertório músicas de artistas consagrados e também de novos talentos da Música Popular Brasileira.
O carinho pelo espaço é compartilhado pelo casal Jamilly Aguiar e Fabiano Gadelha, que neste domingo curtiam o Pré-Carnaval fantasiados de elfa e de "velho da lancha", famoso meme da internet. "Estamos sempre por aqui, a diferença é que no Pré-Carnaval e no Carnaval a gente não perde a oportunidade de estar fantasiado e coberto de glitter", explica Jamilly.
Cumprir o compromisso pessoal de vestir-se de imaginação nem sempre é fácil. "Eu sempre penso em alguma coisa no começo do dia e acabo saindo de casa de outro jeito, inventando na hora, com o que tem, hoje do meio para o final eu decidi que vou de elfo porque estou mágica," conta Jamily, destacando que Carnaval é "liberdade de todas as amarras sociais, de todas as amarras de pensamento, é onde a gente é livre para ser o que quer ser e pode ser uma coisa a cada dia".
Acompanhando Jamilly na brincadeira e na vida, Fabiano Gadelha reforça a potência do fantasiar-se. "A gente não pode andar de fantasia que a gente gosta todo dia, até pode, mas não dá, então esse é o momento de poder extravasar, usar uma fantasia e vestir realmente o Carnaval", convoca.
Foi o que fez Juliana Araújo, que aproveitou a ida ao Raimundo dos Queijos pela primeira vez para vestir um longo véu de noiva. "O Carnaval serve para a gente viver personagens tem vontade de viver no dia a dia. Eu estou pronta para casar," brinca, enquanto é abordada por pretendentes e avisa que só aceitará pedidos na quarta-feira de cinzas.