Foi lançado, nesta quarta-feira (30/03), o livro "Mais Infância Ceará: de programa à política pública permanente”. Esta é a segunda edição da publicação que conta a trajetória e os resultados das ações implementadas pelo programa Mais Infância, lançado em 2015. O prefeito José Sarto marcou presença na solenidade ao lado do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e outras autoridades.
O livro detalha as experiências e atualiza os desdobramentos da primeira versão, lançada em maio de 2019. Em 2021, o programa foi sancionado como lei estadual, promovendo e desenvolvendo ações intersetoriais para promoção do desenvolvimento infantil.
Para a primeira dama Onélia Santana, idealizadora da iniciativa, o Governo do Estado em parceria os municípios, entregou uma série de equipamentos que vem mudando a vida das crianças mais vulneráveis. "Ao longo desse tempo, o Governo beneficiou os 184 municípios cearenses, em parceria com prefeituras, o poder judiciário e o legislativo. É uma honra fazer a explanação do que é o programa e trazer os depoimentos das famílias envolvidas. Olhar para as crianças é olhar para o futuro do nosso Estado"
Nesse sentido, Fortaleza se destaca pelos investimentos na primeira infância, com destaque para os Centros de Educação Infantil, o programa Praia Acessível e as Brinquedopraças, dente outras ações que funcionam em colaboração com a Prefeitura, que também desenvolve ações como o Cartão Missão Infância, o primeiro programa municipal de transferência direta de renda voltado para a primeira infância, com recurso exclusivo do Tesouro Municipal
"É na primeira infância que se formam a cognição, as relações, e por isso essa política é tão importante e faz tanta diferença para as famílias em todo o Estado. Fico muito feliz em ter participado, quando ainda era deputado estadual, da aprovação do projeto de lei para estabelecer e consolidar esse programa como definitivo, e que, independentemente do futuro, continuará como política pública. Na vida pública, temos que reconhecer as pessoas que trabalham com vocação, sensibilidade e carinho pelo povo do Ceará, como Camilo e Onélia", declarou Sarto.
Por sua vez, Camilo enfatizou que a gestao procurou reunir o que há de melhor na academia pra discutir política pública para a área da infância. "Essa é a fase mais importante da vida da pessoa. Desde 2015, lançado como política de governo e depois se transformando em lei, o Programa reúne eixos desde o apoio financeiro, a transferência de renda pras famílias, o espaço para brincar e aprender. Fazemos o acompanhamento das famílias no intuito de garantir o futuros dessas crianças.
Saiba mais
Criado em agosto de 2015, com a necessidade de um olhar especial e mais dedicado à infância, o programa Mais Infância Ceará abrange os 184 municípios cearenses. De natureza multissetorial, o é estruturado em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar. A iniciativa busca a redução das desigualdades, com foco nas famílias mais vulneráveis, através de uma série de ações.