O prefeito José Sarto realizou, nesta segunda-feira (05/06), visita técnica às obras do Residencial Lagoa do Papicu 2. Ao todo, serão 144 unidades habitacionais, com investimento de R$ 9.584.039,76, para receber as famílias impactadas pelas ações positivas de requalificação do entorno da Lagoa do Papicu.
Como destacou Sarto, a obra está com 64% dos serviços executados, com previsão de entrega para setembro de 2023. Todos os serviços de concretagem e alvenaria foram concluídos. Estão em execução os trabalhos de coberta e acabamento.
“É uma obra que está bem adiantada, com a entrega prevista para o segundo semestre deste ano. Além dos cômodos, algumas unidades contam ainda com banheiros adaptados, para garantir acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos. É uma política importante para atender essas famílias que foram impactadas pelas obras na Lagoa do Papicu, que estamos urbanizando e que também entregaremos em breve”, informou.
Sarto também afirmou que a Prefeitura de Fortaleza respeitou o espaço das famílias, mantendo-as próximas às suas antigas casas, e que o local conta com uma boa localização e infraestrutura. “Além disso, bem ao lado deste residencial, já temos um Centro de Educação Infantil e também há um grande shopping. É um ponto muito bem localizado e bem próximo à Lagoa, atendendo o sentimento de pertencimento ao local de origem dos beneficiados”.
As 144 unidades habitacionais estão distribuídas em quatro blocos, sendo que os pavimentos térreos comportam as unidades com adaptações para receber pessoas com necessidades especiais. Cada apartamento é formado por sala, cozinha integrada, dois quartos e banheiro, divididos em 42 m².
“Com 64% das obras concluídas, nossos esforços agora estão em manter a celeridade. A obra está de acordo com o cronograma e as pessoas precisam receber seus apartamentos. Este é um compromisso nosso, firmado pelo prefeito Sarto, para com a população. Além disso, também temos a urbanização da Lagoa, que vai trazer mais opções de lazer, saúde e qualidade de vida no geral”, defendeu Carlos Kleber, titular da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor).
Dentre as ações previstas para a área estão a urbanização do entorno da Lagoa e abertura de vias, principalmente a Joaquim Lima e Pereira de Miranda.
Rocicleia Carvalho é autônoma e moradora histórica do entorno da Lagoa do Papicu, já está no local há quase 30 anos. Para ela, a unidade será como um presente de aniversário de pertencimento ao local.
“Estou aqui desde 1993, são quase trinta anos. Então, além da ansiedade para receber logo a obra, que será como um presente, também estamos no aguardo das unidades, pois elas significam nossa dignidade. Olhando os apartamentos, podemos ver que está tudo muito bem elaborado e com uma boa estrutura, além do privilégio de ter as unidades localizadas próximas ao shopping, escolas e praias”, celebrou Rocicleia.
Sobre a urbanização
O entorno da Lagoa do Papicu está passando por obras de urbanização, que incluem drenagem, terraplenagem, abertura, pavimentação das ruas e instalação de espaço de lazer. Os serviços estão com 37% concluídos.