O prefeito Roberto Cláudio anunciou a ampliação do Projeto Atleta Cidadão na manhã desta segunda-feira (26/08), no auditório do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh). Na ocasião, o Gestor debateu estratégias para a iniciativa com antigos e novos profissionais do Projeto, que estimula atividades para o desenvolvimento dos vínculos sociais e pessoais por meio de práticas desportivas.
“Chegaremos a 11 mil crianças e adolescentes, ao longo do ano, que terão oportunidade de passar por esse aprendizado, ter esporte e lazer. Vamos lançar também um conjunto de ações para a primeira infância que envolvem saúde e educação. E vou assinar um termo de compromisso para abrir um núcleo do Atleta Cidadão para a primeira infância em cada Regional”, declarou Roberto Cláudio.
Durante o encontro, o Prefeito aproveitou para prestar reconhecimento aos profissionais participantes, ressaltando a importância dos investimentos na área. “Temos uma cidade que ainda tem a violência como um grande desafio. O trabalho de vocês, para além de ofertar aprendizagem de uma modalidade esportiva, é trabalhar a cabeça, o coração, a alma dessa meninada, dando autoestima, lições de cidadania e disciplina, formando novos cidadãos”, ressaltou o Prefeito.
Atualmente, são ofertadas 17 modalidades para mais de 6 mil crianças e jovens. O intuito é oferecer esporte e lazer gratuitos em Fortaleza, minimizando o quadro de violência instalado em áreas de vulnerabilidade social e ampliando o acesso a aulas regulares dentro das comunidades.
A iniciativa estimula a convivência social e a formação cidadã nos 92 núcleos instalados em praças, equipamentos esportivos e associações da Capital. Até o final do ano, a expectativa é alcançar o número de 174 espaços do tipo.
As aulas do Projeto Atleta Cidadão acontecem com a orientação de profissionais de Educação Física e incluem futebol, futsal, judô, atletismo, duathlon terrestre e aquático, natação, beach soccer, karatê, karatê olímpico, badminton, voleibol, dança, capoeira e, agora, muay thai, boxe, jiu-jitsu, luta livre e kickboxing. São mais de 150 profissionais capacitados que trabalham para atender milhares de crianças e jovens.
Leandro Cardoso dos Santos, professor de kickboxing do Projeto, enfatizou os ganhos advindos com a ação. “Essa é uma oportunidade excelente, pois tem muitos jovens na ansiedade, no mundo das drogas, e estamos aqui para ajudar, formar cidadãos. Muitos não têm expectativa de vida, mas os Núcleos do Atleta Cidadão os dão, ocupam o tempo, treinando para se tornar grandes cidadãos e atletas”, lembrou.
Até o próximo ano, novos equipamentos serão entregues, beneficiando mais de 11 mil pessoas. O investimento da renovação do Projeto dobrou, alcançando os R$ 8,4 milhões.