O prefeito Roberto Cláudio assinou, nesta segunda-feira (10/02), ordem de serviço autorizando o início das obras de construção do terminal aberto do bairro José Walter, que funcionará nas avenidas Bernardo Manuel e João de Araújo Lima. Com investimentos de R$ 5,5 milhões, o equipamento tem como principais objetivos incentivar a integração e reduzir o tempo de viagem dos usuários do transporte público que circulam pelos bairros Parque Dois Irmãos, José Walter, Mondubim e adjacências.
Com obras executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), o terminal contará com três plataformas para embarque e desembarque, pontos de autoatendimento do Bilhete Único, posto da Guarda Municipal, banheiros, ciclovia e quiosques de alimentação, comércio e serviços.
O terminal aberto servirá como apoio aos terminais de integração já existentes, de maneira a desafogar e aumentar o conforto daqueles que utilizam o transporte público. O novo equipamento terá cerca de 700m² de área e as obras terão duração de sete meses, com inauguração prevista para setembro deste ano.
"O novo terminal vai permitir que aqui, ao invés do passageiro se deslocar para a Parangaba ou para o Siqueira, ele possa fazer a conexão mais perto de casa, evitando trajetos negativos, aumentando a velocidade e a qualidade da integração do transporte público em Fortaleza", declarou Roberto Cláudio.
Durante o evento, o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luís Alberto Sabóia, apresentou maiores detalhes do projeto. “As calçadas serão aumentadas e requalificadas, há uma solução para o estacionamento, que vai ficar na lateral, e o comércio também estará preservado. Vamos manter duas faixas de tráfego geral e em cada plataforma serão duas faixas para ônibus, sendo uma para embarque e desembarque e outra para ultrapassagem”, explicou.
O vice-presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Antônio Ferreira, afirma que o plano operacional foi debatido em audiência junto à comunidade, e as novas rotas serão redesenhadas de acordo com as demandas realizadas pela população do entorno. "Devem operar neste terminal em torno de 28 linhas, entre linhas alimentadoras que ligam os bairros ao terminal aberto, e também as linhas troncais, que ligam ao Centro ou aos outros terminais. A demanda é de 50 mil usuários por dia", disse.
Para o secretário da Regional V, Ronaldo Nogueira, o terminal aberto também impacta diretamente a vida da população por instigar o comércio e aumentar a circulação de pessoas. “Todos os bairros circunvizinhos estarão em função deste terminal, e teremos esta distribuição que vai favorecer a todos os moradores, não só em tempo de deslocamento, mas trazendo uma grande movimentação para o desenvolvimento local”, destacou o Secretário.
Josy Silva é moradora do entorno e usuária do transporte público de Fortaleza. Ela afirma que a novidade vai beneficiá-la, principalmente, por encurtar o tempo de espera. “Eu creio que será uma grande melhoria para o bairro. Além de pegar ônibus perto de casa, gostaria de poder ir direto para outro terminal. Vai facilitar muito.”