O prefeito Roberto Cláudio recebeu, nesta sexta-feira (17/08), no Paço Municipal, a visita do secretário–executivo do ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade para a América do Sul, Rodrigo Perpétuo. Acompanhado da secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz, o encontro marcou o início da segunda fase do Projeto Urban-Leds.
O Urban LEDS II, financiado pela Comissão Europeia e implementado pela ONU-Habitat e pelo ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade, tem como objetivo contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa, por meio da promoção de Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono (Urban LEDS). Além disso, a iniciativa também busca fontes de financiamento para projetos sustentáveis nas cidades selecionadas.
“Temos vários casos de sucesso e podemos citar os BRTs, os carros elétricos compartilhados, Bicicletar, ecopontos, a substituição das lâmpadas, enfim, o ICLEI dará esse pontapé inicial para aperfeiçoar o que está pronto e replicar em outros municípios que eles apoiam", explicou a Sscretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz.
Fortaleza faz parte do grupo de 60 cidades no mundo, apoiadas pelo ICLEI na condução de estratégias climáticas alinhadas ao Acordo de Paris. No Brasil, oito cidades participam do projeto: Betim (MG), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Sorocaba (SP).
“Fortaleza tem muito o que apresentar nos quatro setores que debatemos: mobilidade, resíduos sólidos, geração de energia, por meio desses resíduos, e a biodiversidade. Mas acredito que a nossa parceria maior seja na gestão de resíduos sólidos do Município, aperfeiçoando as políticas de reciclagem”, disse o secretário–executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.
Nesta quinta-feira, o Urban LEDS II foi apresentado durante o Seminário Planejamento Urbano Resiliente e de Baixo Carbono. Durante o Urban Leds I, foram promovidos os inventários de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) e o Plano de Metas para o enfrentamento das mudanças climáticas, além de estabelecer uma Política de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono de Fortaleza.