O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana assinaram a ordem de serviço para ampliação do sistema de esgotamento sanitário do Conjunto São Cristóvão, na manhã desta sexta-feira (29/03). A ação faz parte do Programa Juntos por Fortaleza, parceria entre Prefeitura e Governo do Estado do Ceará.
“Essa é uma ação de infraestrutura, mas que vai garantir redução de óbito infantis, além de morbidade por doenças gastrointestinais. Vai, também, trazer muito mais qualidade de vidas aos moradores, melhorar acesso, pavimentação e o odor que o local tem. Esse é investimento muito significativo e que tem um impacto social para toda a região”, afirmou o Gestor da Capital.
Com investimento da ordem de R$ 13,7 milhões, serão 21 quilômetros de rede coletora implantadas no bairro, sendo a execução de 1.420 ligações intradomiciliares e 5.670 ligações prediais de esgoto, além de melhorias na estação de tratamento de esgoto. Ao todo, serão mais de 27 mil pessoas beneficiadas.
De acordo com o governador Camilo Santana, essa é uma atividade em parceria para o bem de uma população, que por muito tempo sofreu com problemas oriundos da ausência dessa rede. “Estamos somando esforços e juntando recursos, Estado e Município, para melhorar a capital cearense. "Essa era uma reivindicação muito antiga. O sistema hoje é condominial e não comporta mais, pois o bairro e a população cresceram, por isso, a Cagece vai fazer todo o sistema de coleta de esgoto de rede beneficiando esses moradores”, disse.
Presente na atividade, Aluízio de Oliveira, morador que vive no entorno da área das futuras obras, contou que a novidade é bem-vinda. “O saneamento é a melhor coisa que poderia acontecer. Estou feliz demais. Minha mulher, quando soube da notícia, quase que chora, pois tinha vezes no mês que tínhamos que chamar a Cagece três vezes para desgotar. Agora é uma cruz que sai de cima da gente, são 24 anos que sofríamos com isso”, completou.
Com a entrega da nova rede, previstas para maio de 2020, a antiga, localizada nos lotes das casas, será desativada. A ação possibilitará melhorias no sistema de esgotamento, evitando extravasamentos e problemas de retornos de esgotos para as residências. Além disso, haverá melhorias na estação de tratamento existente, com limpeza, desassoreamento e a implementação de uma nova elevatória para bombear os efluentes, garantindo qualidade no tratamento e destinação adequada do esgoto tratado.