Com as obras, o Ceará ganha um novo equipamento cultural, capaz de receber exposições e armazenar mais de 160 mil itens do acervo formado por discos, fotos, filmes, VHS, DVDs, contemplando a cultura popular, o teatro, o artesanato, o cinema e a música. “O grande desafio da gestão cultural pública é divulgar os espaços existentes para que a população possa usufruir deles. A partir da obra, a Cidade vai receber um grande presente, através de um novo equipamento cultural e um espaço público para servir a população. Estes são valores importantes para a vida cultural, econômica e do cotidiano da cidade. Nossa felicidade vai ser ver o MIS sendo usado e frequentado por fortalezenses e turistas”, comentou o Roberto Cláudio.
O Novo MIS abrigará também uma biblioteca, sala de pesquisa, auditório, salas multiuso e um café.
"Apesar de ter um patrimônio arquitetônico belíssimo, o Museu tinha um espaço bem limitado. A ideia é restaurar a casa de Fausto Cabral, que é o equipamento que atualmente abriga o Museu e que foi tombada, e construir um novo museu integrado”, explicou Camilo Santana.
O total de investimento para a obra de reparo e manutenção da casa onde funciona o equipamento é de mais de R$ 15 milhões, segundo o secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba.
Cultura em Fortaleza
Novas ações da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Ceará estão levando mais cultura para a população, como a restauração da Casa Barão de Camocim, que funciona como palco para as produções da Vila das Artes, escola municipal de formação artística localizada no entorno do equipamento histórico. Ainda neste ano, serão entregues o novo Teatro São José, que está sendo restaurado, e a Biblioteca Pública Menezes Pimental.