O prefeito Roberto Cláudio foi homenageado, nesta sexta-feira (31/05), durante a solenidade de celebração do centenário do Colégio Militar de Fortaleza (CMF). O evento, realizado na sede da Instituição, no Centro - Casa de Eudoro Côrrea -, reuniu colaboradores, alunos, ex-alunos, professores e monitores em uma grande comemoração, que seguiu com tradicional desfile em estilo militar.
O gestor foi agraciado com certificado entregue pelo comandante do CMF, Coronel Evangelista, juntamente ao governador do Ceará Camilo Santana e outras autoridades. Após a condecoração, dirigiu-se ao cerimonial de formatura, no qual desfilou junto a outros ex-alunos da década de 1980
Para Roberto Cláudio, o Colégio Militar de Fortaleza vai além do ensino de referência e é também um espaço de formação de cidadãos e que influenciou o modelo pedagógico de outras instituições. “Muitos cearenses de destaque passaram por aqui. Como ex-aluno, devo muito a minha formação formação intelectual e moral à escola. Quanto mais o tempo passa, admiro e sou mais grato ao tempo que passamos aqui. Foi uma experiência muito valorosa, estar aqui e ver tudo do mesmo jeito causa muitas emoções” afirmou o Prefeito.
A instituição é reconhecida pelo ensino de qualidade e por transmitir, aos alunos, valores preconizados pelo Exército Brasileiro, como o respeito, a responsabilidade, o patriotismo e o civismo. O Colégio Militar de Fortaleza existe desde 1919 e integra um grupo de outras 13 escolas militares espalhadas por todo o Brasil que têm como base a formação de cidadãos através da tríade aluno, escola e família.
História
O Colégio Militar de Fortaleza surgiu em fevereiro de 1889 como Escola Militar do Ceará. Vinte anos depois, o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, a Força Pública do Estado do Ceará e o 9º Regimento de Artilharia Montada, com o prédio sendo conhecido como “Casarão de Outeiro”. No dia 1º de junho de 1919, volta a ser Colégio Militar do Ceará. Em 1938, o colégio foi extinto, passando a funcionar o Colégio Floriano.
Em 1942, o ensino militar retorna ao Ceará com a criação da Escola Preparatória de Cadetes de Fortaleza. A reestruturação do ensino militar do Exército levou à extinção, em 1961, da escola preparatória. Em 17 de novembro do mesmo ano foi, então, criado o Colégio Militar de Fortaleza. Contudo, a data de 1º de junho é até hoje celebrada como aniversário da instituição.
Destacou-se, a partir de 1923, o general de divisão graduado e reformado Eudoro Corrêa, diretor da escola por mais de 13 anos. No período, promoveu melhorias ao prédios e foi exemplo para centenas de jovens que passaram pela instituição, que também leva, hoje, o nome de “Casa de Eudoro Corrêa”.