O prefeito Roberto Cláudio entregou o 34º Ecoponto da Cidade, na manhã desta quarta-feira (13/09), desta vez no bairro Mondubim. O equipamento tem o objetivo de mudar a cultura do lixo em Fortaleza, indicada como a capital que mais gasta com coleta seletiva, dado o depósito incorreto de resíduos sólidos em locais e dias inadequados.
“Esse é o 34º. Fortaleza está montando uma rede que não existia de Ecopontos. Serão 50 até o fim do ano, com o intuito de estimular a coleta seletiva, acabar com pontos de lixo e promover uma educação de limpeza urbana. O Ecoponto estimula a troca do lixo reciclável por crédito no bilhete único, na conta de luz e água. É, de fato, um estímulo à cidadania, ao mesmo tempo que retira o entulho, a poda, o resto de vegetal do meio da rua e traz para cá”, afirmou o Prefeito.
O nono Ecoponto da Regional V conta com local adequado para o descarte correto de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de pneus, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais. No local, pode ser realizada, ainda, a troca por crédito ou descontos, por meio do programa Recicla Fortaleza, que já vem fazendo sucesso entre os fortalezenses, como contou João Pupo, secretário da Conservação e Serviços Públicos. “Aqui também tem o Recicla Fortaleza. Mais de 16 mil fortalezenses já usam o Recicla todo mês. Todo mês eles têm um dinheirinho extra ganho com ele. É só trazer o lixo separado, seja plástico, papel, ou metal. A gente pesa, tem uma tabelinha de preço que transformará esse material em crédito, dinheiro”, completou.
O novo equipamento conta, ainda, com caçambas para coleta e estrutura administrativa de trabalho para as equipes de limpeza urbana, fiscalização e monitoramento. Tudo pensado de forma a melhor atender as necessidades dos cidadãos de Fortaleza e do meio ambiente.
Presente no evento, Andreia Moura, moradora da região que luta com diversos vizinhos pela manutenção da limpeza da área, compartilhou que as expectativas positivas com o novo equipamento são grandes. “Antes, as pessoas acabavam depositando o lixo em qualquer canto. Usavam o entorno da Lagoa da Libânia para jogar o resto do lixo de reformas e podas. O Prefeito veio em uma hora boa e sabe que pode contar com a gente para fiscalizar e deixar tudo limpo”, disse.
No local, o gestor da Capital anunciou melhorias de paisagismo, limpeza, além de projeto futuro para trazer nova vida à Lagoa da Libânia. No Sítio Córrego, haverá uma pequena reforma nas praças da Rua 06 e da Rua 05 com a 08, esta última receberá, também, Academia ao Ar Livre. A localidade ganhará Areninha a ser instalada no próximo ano. Roberto Cláudio lembrou que a meta é que a Cidade conte com 119 Ecopontos, um em cada bairro, até o fim da gestão.
Aplicativo para coleta seletiva e parceria com carroceiros
O Prefeito compartilhou duas experiências que estão em andamento em apenas dois bairros da Capital, mas que devem ser expandidas até o fim do ano para outras regiões. A primeira é um aplicativo em fase de teste na Monsenhor Tabosa, que permite que o usuário que realiza a separação dos lixos recicláveis tenha os resíduos sólidos recolhidos por um agente que irá busca-los em domicílio. A ação possibilitará, além do estímulo à coleta seletiva, emprego e renda por meio de parceria com catadores de lixo que terão bicicleta com containers adequados para a retirada.
A segunda atividade, que acontece na Leste-Oeste, é uma parceria com carroceiros da região. O lixo recolhido por eles será levado ao Ecoponto, virando dinheiro, como forma de reconhecimento do trabalho dos carroceiros, além da promoção de uma cultura para uma Cidade mais limpa.