Um novo Ecoponto foi inaugurado pelo prefeito Roberto Cláudio, nesta quinta-feira (19/01), no Carlito Pamplona (Regional I). O equipamento irá ampliar as possibilidades de coleta seletiva de resíduos e proporcionar um comportamento mais sustentável na cidade.
Fortaleza agora conta com 23 Ecopontos implantados em pouco mais de um ano e a Prefeitura contabiliza um total de 4.067 toneladas de materiais recebidos nestes equipamentos. Além disso, em pouco mais de oito meses, foi gerado um benefício total de R$ 132.355,26 em desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único para 9.197 usurários cadastrados no Programa Recicla Fortaleza.
“O ecoponto é uma política vencedora. Onde ele foi implantado, nós conseguimos acabar com os lixões do seu entorno. Este é o 23º equipamento inaugurado durante um ano e meio e nossa meta é ter um Ecoponto em cada bairro. Iremos entregar para a população outro equipamento próxima semana e mais 15 ao longo deste ano. Esta iniciativa é para que tenhamos uma política de oportunidades e alternativas de que o lixo não esteja na rua. Só coletar não resolve, é importante uma parceria da população com a cidade”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), João Pupo, os Ecopontos são locais adequados para a população fazer o descarte gratuito de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de pneus, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros, metais, celulares e aparelhos eletroeletrônicos. A população pode ter acesso ao benefício do Programa Recicla Fortaleza, que gera desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca de resíduos recicláveis. Com o ineditismo dos Ecopontos, a Prefeitura de Fortaleza vem incentivando cada vez mais o descarte seletivo de resíduos sólidos e proporcionando um comportamento cada vez mais sustentável.
“Com os ecopontos, aumentamos a coleta privada e dobramos a quantidade de material reciclado. Os equipamentos são situados em locais estratégicos para que a comunidade use”, comentou o titular da SCSP, João Pupo.
O novo Ecoponto é resultado de uma parceria entre a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor), a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), tendo sido construído em formato de alvenaria, com projeto executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf).
Todos os Ecopontos funcionam de segunda-feira a sábado, de 8h às 12h e de 14h às 17h. Para atender à população, há em todos os Ecopontos um funcionário da Ecofor Ambiental, concessionária da Prefeitura de Fortaleza, responsável pela gestão de resíduos sólidos urbanos, transmitindo orientações e recebendo o material. Um outro funcionário atesta a quantidade de resíduos depositados em cada contêiner dos Ecopontos. Os Ecopontos contam com caçambas para coleta e estrutura administrativa de trabalho para as equipes de limpeza urbana, fiscalização e monitoramento.
Com a entrega do novo equipamento, Fortaleza conta hoje com 23 Ecopontos, distribuídos nos bairros Barra do Ceará, Vila Velha, Carlito Pamplona, São João do Tauape, Varjota, Cidade 2000, Praia do Futuro, Vicente Pinzon, Jóquei Clube, Pici, Bairro de Fátima, Vila Peri, Serrinha, Conjunto Esperança, Conjunto Ceará, José Walter, Aracapé, Granja Portugal, Jardim Cearense, Edson Queiroz, Cidade dos Funcionários, Jangurussu, Parque Dois Irmãos e Messejana. Além disso, a população tem mais outra opção para realizar o descarte correto de recicláveis, por meio da primeira franquia social do sistema, localizada na Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (Socrelp).
A dona de casa Conceição Átila acredita que o Ecoponto vai tornar a cidade mais limpa. “Estou muito feliz com esta inauguração. Agora não vai ter mais desculpas para as pessoas colocarem lixo grande nas ruas. Sem falar, que é uma opção de ganhar um dinheiro a mais se trouxermos material para reciclar”, comentou.
Projeto piloto na Leste Oeste
Durante a inauguração do Ecoponto do Carlito Pamplona, Roberto Cláudio anunciou uma nova ação para combater o lixo gerado na Leste Oeste. A partir de fevereiro, aquela área da cidade terá um projeto piloto que envolverá a implantação de dois Ecopontos na via e dez pares de lixeiras subterrâneas, para que o lixo não fique aparente; requalificação do canteiro central; motociclistas realizando a coleta em ruas mais estreitas do entorno e uma nova ação de educação e fiscalização no local.
“Uma das áreas mais marcantes, em termo de sujeira em Fortaleza, é a Leste Oeste, que virou uma rampa de lixo permanente. Todos os dias, o caminhão passa na via sete vezes para coletar e, mesmo assim, ela continua suja. Para conter isto, vamos iniciar em fevereiro uma política inovadora para aquela área da cidade. Será um projeto piloto e, dando certo, iremos expandir para outros locais. Teremos uma meta: até junho aquela área deverá servir de exemplo no combate do problema de lixo da cidade. Obviamente, vamos contar com o apoio e a ajuda da comunidade”, explicou o Prefeito.
Recicla Fortaleza gera créditos
É nos Ecopontos onde a população pode ter acesso ao benefício do programa Recicla Fortaleza, que dá desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca de resíduos recicláveis, resultado de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, a Enel Distribuição Ceará (Enel) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). Numa etapa posterior, os créditos também poderão ser utilizados na conta de água.
Para ter acesso aos benefícios, é simples. Basta que o fortalezense procure um dos Ecopontos mais próximos, levando a conta da Enel ou o Bilhete Único, para fazer o cadastro e receber o cartão Recicla Fortaleza. Daí, é separar os resíduos recicláveis e levá-los até o Ecoponto para pesagem, lembrando de armazená-los sem sobra de alimentos ou produtos para não atrair insetos e gerar mau cheiro. No Ecoponto, o cidadão confere a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado.
Indicadores
De 28 de novembro de 2015, quando foi entregue o primeiro Ecoponto no Bairro de Fátima (Regional IV), até 16 de janeiro de 2017, foram recebidas 4.067 toneladas de materiais. Nessa conta, as pequenas proporções de entulho de obras domiciliares somaram 3.242 toneladas, enquanto que os materiais recicláveis, ou seja, plástico, vidro, metal, papel e papelão foram responsáveis por 825 toneladas. Isso quer dizer que a média de material recebido nos Ecopontos, mensurada em pouco mais de um ano em 22 Ecopontos, é de 312 toneladas por mês.
Já o Programa Recicla Fortaleza, lançado em 30 de abril de 2016, também apresenta números bastante significativos, pois, em pouco mais de oito meses de funcionamento, já gerou um benefício de R$ 132.355,26 na conta de energia e no Bilhete Único pela troca de recicláveis para 9.197 usurários cadastrados no sistema.
Materiais que geram crédito no Recicla Fortaleza
Os materiais que vão gerar crédito na conta de energia são vidro, metal, papel, plástico e outros, como na divisão abaixo:
Vidro
- Embalagens de vidro, café solúvel e maionese, e garrafas de cerveja, refrigerantes e aguardente.
Metal (Exceto Cobre)
- Ferros em geral, parafusos, latas de cerveja e refrigerantes, aço inox, antimônio, baterias de carro e moto, chumbo e bronze.
Papel
- Papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e papel misto.
Plástico
- Garrafas de refrigerantes (PET), filme, PVC, mangueira, sacolas, embalagens de água sanitária, margarina e detergente.
Outros
- Óleo de cozinha e embalagens Tetrapak (leite, sucos e achocolatados).