O prefeito Roberto Cláudio inaugurou, na noite desta terça-feira (07/08), a nova ponte do bairro Conjunto Ceará. Construída sobre o canal da Avenida G, esquina com a Avenida Alanis Maria Laurindo de Oliveira, a estrutura irá otimizar, além da travessia de pessoas com mobilidade reduzida, o fluxo de pedestres, de ciclistas e de condutores de veículos automotores.
A intervenção, que contempla uma demanda antiga da população, possui 10,5 metros de largura e 8,5 metros de comprimento. Sua infraestrutura, equipada com muros de apoio, é composta, ainda, por passeios bilaterais para pedestres. A implantação de nova sinalização e de pavimentação asfáltica reforça o conjunto de melhorias provenientes do projeto, oriundo da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Coordenadoria de Conservação de Vias Públicas.
“Este foi um dos nossos planos prioritários para este bairro, baseado nas solicitações das pessoas que moram, trabalham, transitam por aqui. Antes, as pessoas precisavam fazer um retorno longo e, de certa forma, até perigoso. Agora, esta ponte vai melhorar a mobilidade e a segurança local”, informou o Prefeito, que, na ocasião, esteve acompanhado por vereadores, secretários municipais, lideranças políticas e comunitárias.
Presente na cerimônia de inauguração, a comunidade aprovou a iniciativa. “A ponte está pronta, bonita e vai facilitar demais a nossa vida e o trânsito daqui. A comunidade agradece a sensibilidade da Prefeitura de Fortaleza, que vem olhando com atenção para o nosso bairro. Isso precisa ser reconhecido”, considerou o comerciante Anchieta Severo.
Saiba Mais
A Coordenadoria de Conservação de Vias Públicas é responsável pelos serviços de recuperação de vias asfaltadas e pela manutenção de vias com calçamento em pedra tosca ou paralelepípedo. Este trabalho tem como prioridade a conservação e melhoria das avenidas com corredores exclusivos de ônibus, as ruas secundárias que apresentem necessidade deste serviço, além das vias que tenham binários, ciclovias e ciclofaixas, já implantados ou a serem implantados, a fim de proporcionar mais segurança ao tráfego do transporte público, pedestres, ciclistas e veículos.
O setor também realiza reformas e melhorias da pavimentação no entorno dos postos de saúde, escolas, creches; recuperação de galerias de drenagem e implantação de calhas e sarjetas; e também a execução de serviços de reparos ou melhorias de drenagem em calhas de concreto, galerias, sarjetas e bocas de lobo.
Durante a atual gestão, no período entre julho de 2013 e dezembro de 2017, foi realizada a recuperação de mais de 3.200 vias em todas as Regionais, com a realização de serviços em aproximadamente 4.669.807,71 m² de ruas e avenidas, beneficiando o total dos 119 bairros ao longo desse período. Nesse sentido, a Prefeitura tem recuperado vias em todos os bairros da Cidade e, nesse trabalho, foram realizados os serviços de recuperação asfáltica numa área total de 3.695.614,10 m2 nas vias, além de cerca de 974.193,61 m2 de reforma do pavimento em pedra tosca e paralelepípedo, com mais os serviços de novas calhas de concreto. Isso equivale dizer que, durante esse período, foi recuperada na cidade uma área correspondente à extensão de cerca de 778 quilômetros numa rodovia com seis metros de largura.