O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta sexta-feira (06/12), a reforma da Praça Helena Martins Enéias, no bairro Conjunto Esperança, na Regional V. O espaço conta agora com Academia ao Ar Livre e Parquinho Infantil do Projeto Praça Amiga da Criança, idealizado pela primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra.
O equipamento recebeu o investimento de R$ 301.387,56, o que possibilitou melhorias em sua estrutura, como a instalação de nova iluminação, novo piso intertravado, piso podotátil, meio-fio, rampas de acesso, mesa de jogos e nova quadra poliesportiva. O local ainda recebeu intervenção paisagística.
Para Roberto Cláudio, a praça é local de convivência da comunidade, tornando-se um espaço de lazer, cidadania e prevenção da violência. “Quando a praça está arrumada acaba atraindo a família, a comunidade, a criançada. Ter uma praça assim ao lado de uma escola é bom para ocupar a meninada. Espaço público dá oportunidade de prevenir a violência, engajar e agregar as pessoas”, destacou.
Esta é a terceira praça totalmente requalificada entregue só neste mês de dezembro na Regional V. Conforme o secretário da Regional V, Ronaldo Nogueira, a previsão é que até o fim do mês, outras três praças sejam entregues para a comunidade na região. "Mais uma praça restaurada para o lazer e a diversão das pessoas, e mais um equipamento de paz. Esse é mais um espaço de convivência, deixando condição para todas as camadas da sociedade aqui conviverem pacificamente”, disse.
A fotógrafa Telma Neves é moradora do bairro há 32 anos. Ela elogiou a requalificação do espaço. "Agora tem outra academia, e antes só tinha uma na outra praça e era muito concorrida. A praça já era arrumada porque a comunidade cuida, mas agora ficou melhor ainda", afirmou.
Em toda Fortaleza, já foram realizadas mais de 300 reformas de praças e áreas verdes e a previsão é que mais 150 sejam requalificados até o final de 2020.
Homenageada
A praça recebe o nome da educadora cearense, natural de Quixadá, Helena Martins Enéias. Desde cedo, “Dona Helena” desenvolveu o hábito da leitura e o apreço pela literatura, poesia e música. A homenageada, que faleceu em 1972, aos 43 anos de idade, foi responsável pela educação de toda a família, dos vizinhos e do próprio marido, o senhor Maurício Enéias. A educação foi um grande legado deixado por ela.