Por meio do maior programa de requalificação de espaços públicos da história de Fortaleza, o bairro João XXIII recebeu mais um equipamento de lazer recuperado pela Prefeitura. O prefeito Roberto Cláudio entregou, na noite desta quarta-feira (05/02), a revitalização da Praça Pedro Osvaldo Ferreira. Além das novas estruturas e das diversas melhorias implantadas, o equipamento, popularmente conhecido como Praça da Juventude, passa a abrigar o mais novo quiosque do Projeto Leitura na Praça da Cidade.
Dentre as intervenções realizadas, destacam-se a instalação de nova iluminação, mobiliários urbanos, suportes adequados à prática de jogos de tabuleiro, projeto paisagístico, piso podotátil e melhorias voltadas à acessibilidade. Objetivando estimular o convívio saudável entre pessoas de todas as idades, a população do entorno passa a contar, ainda, com anfiteatro revitalizado, quadra poliesportiva, Academia ao Ar Livre e parque infantil do Projeto Praça Amiga da Criança, idealizado pela primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra.
“Praça iluminada, arborizada e devidamente equipada acolhe as famílias e a prática do esporte e da cultura. Espaço público recuperado serve ao convívio da comunidade. Nós esperamos que a população zele e cuide deste ambiente”, declarou o Prefeito, que, na ocasião, esteve acompanhado por secretários e coordenadores municipais, vereadores, lideranças politicas e comunitárias.
A auxiliar de produção Lúcia da Silva, moradora da região há 49 anos, aprovou as intervenções. “Mesmo antes da reforma, nós já vínhamos caminhar. Agora, ganhamos essa academia maravilhosa, que irá nos ajudar a manter a saúde em dia com os amigos e com a família. Tem opção para todas as idades. Estou muito feliz”, garantiu.
Leitura na Praça
Paralelamente, a democratização do acesso à leitura vem sendo fomentada pela Prefeitura de Fortaleza. O Projeto Leitura na Praça, idealizado pela primeira-dama Carol Bezerra, chegou, também nesta quarta-feira, à Praça da Juventude para ofertar uma série de livros infantojuvenis, organizados em um quiosque e disponíveis à população para leitura rotativa. São mais de 400 títulos à disposição com temáticas variadas, como solidariedade, cidadania, autoestima, vínculos familiares, sonhos e criatividade.
Além de auxiliar o processo de aprimoramento da linguagem, a leitura amplia o vínculo afetivo entre pais e filhos e fortalece a estrutura psíquica e emocional da criança, possibilitando a constituição de bases seguras para a autonomia e o relacionamento social.
A prática estimula, ainda, o desenvolvimento da atenção, da memória e do raciocínio; a melhoria da concentração; a ampliação do vocabulário; o estímulo à curiosidade, à imaginação e à criatividade; a melhoria na percepção de sentimentos e emoções; além do enriquecimento cultural, intelectual e social.
Na praça reinaugurada, a responsabilidade do Projeto ficará a cargo do líder comunitário Antônio Alves, que atuará de forma voluntária e firmará um Termo de Compromisso com a Prefeitura para definir o horário de funcionamento e a organização do quiosque.
“Para mim, é maravilhoso cuidar desse benefício que a Prefeitura trouxe para as nossas crianças e para os colégios próximos, que também podem usufruir. Eu sou gráfico, trabalho com livros. Antes, usávamos uma geladeira com livros. Hoje, conseguimos essa melhoria. É uma verdadeira conquista”, celebrou Antônio.
Alcance do Projeto
Além quiosque da Praça Pedro Osvaldo Ferreira, a Prefeitura de Fortaleza já entregou outros 21 equipamentos do tipo por meio do projeto Leitura na Praça. Ao todo, serão estrategicamente instalados 60 novos quiosques na Cidade, em uma importante ação que busca impactar toda a comunidade. Todas as Regionais serão contempladas.
Maior programa de requalificação de espaços públicos de Fortaleza
A Praça Pedro Osvaldo Ferreira integra o maior programa de requalificação de espaços públicos e áreas verdes do Município. De 2013 a 2019, foram revitalizados cerca de 300 equipamentos similares na Capital.
Somente na área da Regional III, 35 praças já foram reformadas. “O mais importante quando a gente revitaliza um espaço público é deixá-lo apropriado para o bom uso das pessoas. A comunidade recebe um espaço para reunir jovens, crianças e idosos e deverá zelar pelo equipamento”, afirmou Mara Bulcão, secretária da Regional III.
Até 2020, estão previstas intervenções em outras 150 praças em territórios estratégicos da Cidade.