O prefeito Roberto Cláudio realizou, na tarde desta segunda-feira (17/06), palestra sobre os desafios da gestão municipal para a 5ª turma de alunos de intercâmbio da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, que estão cumprindo o programa de verão pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Na ocasião, ele destacou aspectos de seus percursos acadêmicos, pessoais e políticos, levando para os jovens uma compreensão abrangente do cotidiano da Cidade e como ele vem trabalhando para mudar a realidade da capital cearense.
Inicialmente, o Prefeito contextualizou as etapas de sua carreira acadêmica e política. Desde quando era estudante de Medicina, até se tornar deputado estadual, posteriormente eleito Prefeito e assumindo a gestão em 2013, as prioridades escolhidas incluíam ampliar a cobertura do Programa de Saúde da Família, bem como melhorar indicadores de saúde, aumentar a cobertura da educação, sobretudo infantil, com ênfase na alfabetização na idade certa.
Segundo Roberto Cláudio, as metas iniciais destes dois pontos foram cumpridas, e um exemplo disso foi o fato de Fortaleza ter se tornado a primeira cidade do Norte e Nordeste em alfabetização na idade certa. Além disso, ressaltou a criação das Escolas em Tempo Integral, que segundo ele, já contemplam 40% do sistema educacional. "O nosso objetivo é chegar em pelo menos 50% até 2020”, disse.
Outro destaque foram as políticas de mobilidade urbana, que renderam a Fortaleza o prêmio Sustainable Transportation Award pela implementação de boas práticas em suas ruas desde 2014, incluindo ruas completas ou divisão equitativa do espaço viário, redução de CO2 e aumento da segurança no trânsito priorizando o transporte público, o ciclismo e a caminhada.
Desafios
Em uma cidade de avanços e belezas naturais, atualmente considerada a 5ª maior do País e cujo Produto Interno Bruto (PIB) é o maior do Nordeste, a riqueza ainda não é suficiente para solucionar os problemas de ordem social de Fortaleza.
Em resposta a um aluno sobre qual seria o maior desafio da cidade, Roberto Cláudio reforçou que considera engajar a população, desenvolver cidadania em níveis de coparticipação das comunidades, mudar hábitos e criar um senso de pertencimento à Cidade, o fator mais complexo.
“Há muita desigualdade e essa realidade não muda de uma hora pra outra. Precisamos de investimentos sólidos e consistentes em educação, além de realizar um ciclo de desenvolvimento que envolva diretamente as pessoas e, para isso, estamos preparando as bases”, pontuou.
Intercâmbio
Para o intercambista e aluno de Finanças da Universidade do Arizona, Schuyler Wagner, Fortaleza tem sido uma cidade acolhedora. Segundo o estudante, o discurso de Roberto Cláudio foi impressionante por sua consciência sobre responsabilidades sociais, exemplificando o que ele gostaria de ver em um prefeito. “Muitas das políticas que ele vem fazendo buscam o futuro e garantir oportunidades de acesso à educação, saúde e todos os direitos básicos que os pessoas devem ter e às futuras gerações”, disse Schuyler.
Roberto Cláudio destacou ainda que as experiências internacionais garantem oportunidades de abrir os horizontes, conhecer outras realidades, interagir com pessoas de outras culturas e origens, resultando em um conhecimento abrangente sobre a realidade do mundo. “Atribuo parte da minha motivação em ter entrado na vida pública por esta experiência acadêmica. Quanto mais a gente abrir as portas para esse tipo de relação com o mundo, melhor para a nossa cidade. A Unifor vem conferindo essa oportunidade e fico feliz que um dos objetos dessa interação internacional tenha sido a minha universidade”, frisou o Prefeito.