O prefeito Roberto Cláudio inaugurou, na manhã deste sábado (14/07), o 45º Ecoponto de Fortaleza. O equipamento, instalado no bairro Luciano Cavalcante, reforçará a política voltada à gestão responsável de resíduos sólidos na Capital.
A partir da troca de materiais recicláveis por benefícios do programa Recicla Fortaleza, a população obterá desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único, impactando positivamente o cenário urbano e socioeconômico da Regional II, que passa a contar com oito equipamentos similares.
“Nosso objetivo é reduzir lixões e despertar uma nova consciência ambiental a partir de estímulos para a população não jogar o lixo na rua e trazer para este espaço.O 45º Ecoponto traz consigo, ao longo dessa política, alguns resultados. A redução, em torno da metade, do número de lixões permanentes da Capital é um exemplo disso. Quando cada Ecoponto deste é aberto, a gente consegue acabar com os lixões em um raio de cerca de 300 metros”, reforçou o Prefeito.
O novo Ecoponto, como os demais, oferece estrutura adequada ao descarte de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais. O funcionamento é de segunda-feira a sábado, sempre de 8h às 12h e de 14h às 17h.
Fruto da parceria entre a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor) e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), o local está equipado com caçambas para coleta e estrutura administrativa de trabalho para as equipes de limpeza urbana, fiscalização e monitoramento.
Outros 44 Ecopontos já foram implantados e encontram-se em pleno funcionamento, estando distribuídos nos bairros Centro, Barra do Ceará, Cristo Redentor, Vila Velha, Carlito Pamplona, Pirambu, Jacarecanga, Vila do Mar, São João do Tauape, Varjota, Cidade 2000, Praia do Futuro, Vicente Pinzon, Guararapes, Cocó, Jóquei Clube, Pici, Autran Nunes, Bairro de Fátima, Vila Peri, Serrinha, Damas, Parangaba, Conjunto Esperança, Conjunto Ceará, José Walter, Aracapé, Granja Portugal, Jardim Cearense, Mondubim, Edson Queiroz, Cidade dos Funcionários, Jangurussu, Parque Dois Irmãos, Messejana, São Bento, Sapiranga, Dias Macedo e Sítio São João.
Até o fim da gestão do prefeito Roberto Cláudio, a expectativa é de que Fortaleza conte com 119 Ecopontos estrategicamente distribuídos por todas as Regionais, contemplando todos os bairros da Capital. A política vitoriosa, em constante implantação, confere à cidade de Fortaleza patamar referencial no Brasil na perspectiva.
A gente tem uma média de 3,5% do lixo coletado indo para a reciclagem no Brasil. Aqui em Fortaleza, estamos perto de 8%. A ideia é chegar ao próximo ano com, aproximadamente, 12% do lixo indo para a reciclagem. Com isso, ganha o meio ambiente, a cidade e o cidadão”, informou o Prefeito.
Recicla Fortaleza
O programa Recicla Fortaleza oferece desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca de resíduos recicláveis, resultado de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, a Enel Distribuição Ceará (Enel) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).
Para se ter acesso aos benefícios é simples. Basta que o fortalezense procure um dos Ecopontos mais próximos, levando a conta da Enel ou o Bilhete Único, para fazer o cadastro e receber o cartão Recicla Fortaleza. Daí, é separar os resíduos recicláveis e levá-los até o Ecoponto para pesagem, lembrando de armazená-los sem sobra de alimentos ou produtos para não atrair insetos e gerar mau cheiro. No Ecoponto, o cidadão confere a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado.
A iniciativa já conta com a adesão de cerca de 20 mil fortalezenses. De acordo com o titular da SCSP, João Pupo, a expectativa da Prefeitura de Fortaleza é de continuar fomentando a adesão da população à iniciativa.
“Isso nos coloca em situação de destaque no Brasil no âmbito da reciclagem. Essa realidade é importante para a Cidade e para a população. Essa adesão sugere que há fortalezenses que, por exemplo, não pagam mais conta de energia ou fazem todos os seus trajetos em transporte público apenas com os créditos do Bilhete Único. Ainda este ano, a gente pretende passar a trocar lixo reciclável por dinheiro, que poderá ser utilizado em supermercados, feiras ou trocado em caixas eletrônicos. É mais um estímulo que a gente oferece ao aumento da adesão da população à ideia”, disse.
Os materiais que vão gerar crédito na conta de energia são vidro, metal, papel, plástico e outros, como na divisão abaixo:
Vidro
- Embalagens de vidro, café solúvel e maionese, e garrafas de cerveja, refrigerantes e aguardente.
Metal (Exceto Cobre)
- Ferros em geral, parafusos, latas de cerveja e refrigerantes, aço inox, antimônio, baterias de carro e moto, chumbo e bronze.
Papel
- Papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e papel misto.
Plástico
- Garrafas de refrigerantes (PET), filme, PVC, mangueira, sacolas, embalagens de água sanitária, margarina e detergente.
Outros
- Óleo de cozinha e embalagens Tetrapak (leite, sucos e achocolatados).