O prefeito Roberto Cláudio inaugurou, na noite desta segunda-feira (12/11), o 51º Ecoponto de Fortaleza, localizado no bairro Mondubim (Regional V). O novo equipamento fica localizado na Rua Quartzo, esquina com a Rua Ônix, e oferece o benefício do programa Recicla Fortaleza, que dá desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca de resíduos recicláveis.
Assim como os demais, o equipamento oferece local adequado para o descarte correto de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais. O Ecoponto do Mondubim funciona de segunda-feira a sábado, de 8h às 12h e de 14h às 17h; e conta com caçambas para coleta e estrutura administrativa de trabalho para as equipes de limpeza urbana, fiscalização e monitoramento.
O novo Ecoponto é o 11º equipamento com este objetivo implantado na Regional V. Com o novo equipamento, já são 51 Ecopontos na Cidade, beneficiando todas as Regionais, tendo sido implantados 13 novos Ecopontos somente em 2018, de janeiro até agora. De acordo com Roberto Cláudio, em Fortaleza, graças aos Ecopontos, mais de 8% do lixo coletado está indo para a reciclagem, acima da média brasileira de 3%. Ele enumerou três pontos importantes do projeto: a redução dos pontos de lixo, a geração de emprego e renda por meio da reciclagem e a inclusão social de carroceiros, que podem trocar o lixo por dinheiro.
“Vale a pena para o Município parar por esse lixo reciclado que o cidadão traz ou o volume do carroceiro, é mais barato do que aumentar a coleta. De uma maneira, a gente faz com que o dinheiro público vá direto para quem mais precisa, e acaba gerando uma pequena economia para o município. É um ganho econômico e social. Só no Recicla Fortaleza, o dinheiro dado ao cidadão para o Bilhete Único e para a conta de luz, já foi mais de 500 mil reais de benefícios”, destacou.
O secretário executivo da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Luiz Alberto Saboia, afirma que a limpeza urbana é fundamental para evitar doenças, enchentes e até desvalorização dos imóveis na região. "O Ecoponto é um equipamento simples, mas que tem um alto potencial de melhorar a nossa realidade e resolver todos esses problemas. Nós temos dados que mostram que a iniciativa resolve, num raio de 300 metros, o problema de lixo na região, e o raio pode ser ampliado se a população abraçar o projeto", explicou.
Conforme o morador do bairro e motorista Antônio Freire, o terreno onde está o novo Ecoponto era sujo e costumava acumular materiais como móveis, pneus e restos de poda. A esperança agora, é de que o local se mantenha limpo com a ajuda da comunidade. "Para o lixo comum tinha a coleta, mas para esses materiais não tinha um local certo. Aqui, tem muita criança brincando no final da tarde, jogando bola, e os meninos acabavam entrando no mato e se machucando", contou.
Os Ecopontos são concebidos pela parceria entre a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor) e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). Até o fim da gestão do prefeito Roberto Cláudio, a expectativa é de que Fortaleza conte com 119 Ecopontos estrategicamente distribuídos por todas as Regionais, contemplando todos os bairros e incentivando cada vez mais o comportamento sustentável na Capital.
Recicla Fortaleza
O programa Recicla Fortaleza oferece desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca de resíduos recicláveis, resultado de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, a Enel Distribuição Ceará (Enel) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).
Para se ter acesso aos benefícios, o fortalezense precisa procurar um dos Ecopontos mais próximos, levando a conta da Enel ou o Bilhete Único, para fazer o cadastro e receber o cartão Recicla Fortaleza. Daí, é separar os resíduos recicláveis e levá-los até o Ecoponto para pesagem, lembrando-se de armazená-los sem sobra de alimentos ou produtos para não atrair insetos e gerar mau cheiro.
No Ecoponto, o cidadão confere a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado. A iniciativa já conta com a adesão de cerca de 21 mil famílias fortalezenses. De acordo com o titular da SCSP, João Pupo, a expectativa da Prefeitura de Fortaleza é de, ainda neste ano, passar a trocar lixo reciclável por dinheiro, que poderá ser utilizado em supermercados, feiras ou trocado em caixas eletrônicos, como forma de estimular a adesão.
Materiais que geram crédito na conta de energia:
Vidro: embalagens de vidro, café solúvel, maionese; e garrafas de cerveja, refrigerantes e aguardente.
Metal (Exceto Cobre): ferros em geral, parafusos, latas de cerveja e refrigerantes, aço inox, antimônio, baterias de carro e moto, chumbo e bronze.
Papel: papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e papel misto.
Plástico: garrafas de refrigerantes (PET), filme, PVC, mangueira, sacolas, embalagens de água sanitária, margarina e detergente.
Outros: óleo de cozinha e embalagens Tetrapak (leite, sucos e achocolatados).