O prefeito Roberto Cláudio inaugurou, nesta sexta-feira (14/06), o ecoponto do bairro Aerolândia (Regional VI), atendendo os moradores da região. O novo equipamento é o 59º implantado na Cidade e e o 13º na área da Regional VI, localizado na Rua Tenente Roma esquina com a BR-116, ao lado do Mercado da Aerolândia. A iniciativa resolve, dentro de um raio de 300 metros, a problemática dos pontos de lixo na rua.
Assim como os demais, o novo Ecoponto é um local adequado para o recebimento de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais. A estrutura também conta com caçambas para coleta e estrutura administrativa de trabalho para as equipes de limpeza urbana, fiscalização e monitoramento. O funcionamento é de segunda-feira a sábado, sempre de 8h às 12h e de 14h às 17h.
Outra novidade, segundo o prefeito Roberto Cláudio, é que a partir de agora a população, ao invés de apenas receber crédito para o Bilhete Único ou na conta de luz por meio do programa Recicla Fortaleza, também vai poder receber o dinheiro quando trouxer lixo reciclável para o equipamento. "São avanços no sentido de mudar o comportamento da população, educar melhor a cidade. Lixo não se resolve com coleta, mas com atitude, com a parceria do cidadão, e o Ecoponto está aqui para isso", disse.
Além disso, conforme o titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, a Prefeitura cadastrou antecipadamente os comerciantes dos arredores do equipamento. “Todo o comércio já é parceiro do Ecoponto, e agradecemos ao prefeito Roberto Cláudio por ter abraçado e ter dado visibilidade a esse projeto, que vem mudando a realidade da cidade de Fortaleza", afirmou.
A primeira comerciante a se cadastrar no sistema Recicla Fortaleza foi Iraci Pereira, permissionária do Quiosque da Lôra, no Mercado da Aerolândia. Ela ocupa o mesmo ponto há cerca de 40 anos e afirma que o novo Ecoponto veio para mudar a realidade da região. “Aqui era abandonado, muito cheio de lixo. Agora temos os funcionários para tomar conta. Pretendo levar sempre o lixo daqui para lá, e ainda sair com um dinheirinho a mais”, contou.
A Regional VI também conta com Ecopontos nos bairros Cidade dos Funcionários, Dias Macedo, Edson Queiroz, Jangurussu, Messejana, Parque Dois Irmãos, Paupina, São Bento, Sapiranga, Sítio São João e Tancredo Neves. O equipamento foi concebido a partir de uma parceria entre a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (AcFor) e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).
Até o final da gestão do prefeito Roberto Cláudio, a expectativa é que Fortaleza conte com um Ecoponto em cada bairro, incentivando cada vez mais o comportamento sustentável.
E-Carroceiro
A ação cadastra carroceiros nas secretarias regionais para direcionarem entulho aos Ecopontos, realizando a pesagem na balança e recebendo pagamento na na forma de crédito em cartão, utilizado no comércio da região ou retirada do dinheiro.
Com isso, a Prefeitura estimula o desenvolvimento de uma economia local, além da adesão de pequenos comércios do bairro, que deixam de sujar e ainda fazem giro de dinheiro na comunidade.
Recicla Fortaleza
O programa Recicla Fortaleza oferece desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca de resíduos recicláveis, resultado de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, a Enel Distribuição Ceará (Enel) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).
Para se ter acesso aos benefícios, o fortalezense precisa procurar um dos Ecopontos mais próximos, levando a conta da Enel ou o Bilhete Único, para fazer o cadastro e receber o cartão Recicla Fortaleza. Daí, é separar os resíduos recicláveis e levá-los até o Ecoponto para pesagem, lembrando-se de armazená-los sem sobra de alimentos ou produtos para não atrair insetos e gerar mau cheiro.
No Ecoponto, o cidadão confere a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado. A iniciativa já conta com a adesão de cerca de 21 mil famílias fortalezenses. Os próximos passos são no sentido da população a trocar lixo reciclável por dinheiro, que poderá ser utilizado em supermercados, feiras ou trocado em caixas eletrônicos, como forma de estimular a adesão.
Materiais que geram crédito na conta de energia:
Vidro: embalagens de vidro, café solúvel, maionese; e garrafas de cerveja, refrigerantes e aguardente.
Metal (Exceto Cobre): ferros em geral, parafusos, latas de cerveja e refrigerantes, aço inox, antimônio, baterias de carro e moto, chumbo e bronze.
Papel: papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e papel misto.
Plástico: garrafas de refrigerantes (PET), filme, PVC, mangueira, sacolas, embalagens de água sanitária, margarina e detergente.
Outros: óleo de cozinha e embalagens Tetrapak (leite, sucos e achocolatados).