O prefeito Roberto Cláudio inaugurou, na noite desta quarta-feira (04/09), o 63º Ecoponto de Fortaleza. O equipamento, instalado no bairro Siqueira, é o 13º similar implantado na Regional V e reforça a política voltada à gestão responsável de resíduos sólidos na Capital.
A exemplo dos demais, o novo Ecoponto oferece estrutura adequada ao descarte de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais. É lá onde a população, ao levar a conta de energia, pode ter acesso ao benefício do Programa Recicla Fortaleza, que gera desconto na conta pela troca de resíduos recicláveis
A localização estratégica do novo equipamento, implantado na Avenida Luiz Montenegro, esquina com a Rua C, fortalece a atenção à limpeza urbana no território que abriga diversas residências, escolas municipais e estabelecimentos comerciais. De acordo com o Prefeito, o Ecoponto estimula, ainda, oportunidades econômicas e beneficia a saúde pública. “Esta é uma parceria entre a gestão da Cidade e o cidadão. O lixo é uma responsabilidade de todos. Estamos mudando a consciência em relação aos resíduos sólidos. Fortaleza já aproveita, responsavelmente, cerca de 8% do seu lixo com potencial reciclável. Nossa ambição é chegar a 12% e conquistar o patamar de segunda cidade do Brasil em coleta seletiva”, informou o Prefeito, que, na oportunidade, esteve acompanhado por autoridades municipais, vereadores e lideranças comunitárias.
“O Prefeito tem desenvolvido um trabalho lindo. É muito importante investir na limpeza da Cidade. Aqui, nas proximidades, ainda têm alguns pontos de lixo. A população precisa colaborar. Assim, teremos um bairro mais limpo. Recentemente, realizaram obras de drenagem nas ruas próximas. Tem melhorado. Espero que a Prefeitura continue olhando por nós”, destacou a costureira e liderança comunitária Josivânia Pereira durante a inauguração do Ecoponto.
Horário de funcionamento
Oriundo da parceria entre a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor) e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), o local funciona de segunda-feira a sábado, sempre de 8h às 12h e de 14h às 17h, e está equipado com caçambas para coleta e estrutura administrativa de trabalho para as equipes de limpeza urbana, fiscalização e monitoramento.
Expansão da política
Até o fim da gestão do prefeito Roberto Cláudio, a expectativa é de que Fortaleza conte com 120 Ecopontos, estrategicamente distribuídos por todas as Regionais, contemplando todos os bairros da Capital.
“Para alcançar a meta, a gente vai trabalhar intensamente até 2020. Os recursos já estão garantidos e permitirão a celeridade do processo”, informou o titular da SCSP, João Pupo.
Recicla Fortaleza
O desconto na conta de energia pela troca de resíduos recicláveis é resultado de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e a Enel Distribuição Ceará (Enel). Para se ter acesso aos benefícios é simples. Basta procurar um dos Ecopontos mais próximos, levando a conta da Enel, para fazer o cadastro e receber o cartão Recicla Fortaleza. Daí, é separar os resíduos recicláveis e levá-los até o Ecoponto para pesagem, lembrando-se de armazená-los sem sobra de alimentos ou produtos para não atrair insetos e gerar mau cheiro.
No Ecoponto, o cidadão confere a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado. Iniciativa já conta com a adesão de cerca de 26 mil famílias fortalezenses
De acordo com o titular da SCSP, João Pupo, a expectativa da Prefeitura de Fortaleza é de continuar fomentando a adesão da população ao Recicla Fortaleza. "Além disso, a comunidade conta com os benefícios do E-carroceiro. A gente cadastrou, pelo menos, cinco pequenos comércios no entorno do Ecoponto do Siqueira para estimular a economia local. Nesses locais, a população poderá trocar os créditos obtidos no Ecoponto por produtos e serviços diversos”, acrescentou.
Programa E-Carroceiro
A ação cadastra carroceiros nas Secretarias Regionais para direcionarem entulho aos Ecopontos, realizando a pesagem na balança e recebendo pagamento na forma de crédito em cartão, utilizado no comércio da região ou retirada do dinheiro.
Com isso, a Prefeitura estimula o desenvolvimento de uma economia local, além da adesão de pequenos comércios do bairro, que deixam de sujar e ainda fazem girar dinheiro na comunidade. “Em cada Regional, nosso objetivo é cadastrar cerca de 150 carroceiros e fortalecer cada vez mais a limpeza urbana da Capital”, finalizou Pupo.