O prefeito Roberto Cláudio inaugurou, na noite desta segunda-feira (16/09), o 64º Ecoponto de Fortaleza. Instalado no bairro Passaré, o equipamento oferece o benefício do Programa Recicla Fortaleza, que gera descontos na conta de energia à população do bairro e adjacências pela troca de materiais recicláveis. Com a iniciativa, a Prefeitura de Fortaleza reforça a política voltada à gestão responsável de resíduos sólidos na Capital.
A exemplo dos demais, o espaço oferece estrutura adequada ao descarte de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais. Oriundo da parceria entre a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor) e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), o local funciona de segunda-feira a sábado, sempre de 8h às 12h e de 14h às 17h, e está equipado com caçambas para coleta e estrutura administrativa de trabalho para as equipes de limpeza urbana, fiscalização e monitoramento.
“Um equipamento como este serve a alguns propósitos. Além de acabar com pontos permanentes de lixo situados em um raio de três quarteirões, esta é uma oportunidade de educar a comunidade, de respeitar o meio ambiente, de promover saúde pública e de gerar renda”, declarou o Prefeito.
De acordo com Silvia Helena da Silva, o bairro Passaré ainda concentra muitos ponto irregulares de lixo. "O Ecoponto será muito bem-vindo para incentivar a população a fazer a sua parte, a vir deixar os materiais recicláveis aqui e ajudar a cuidar da limpeza das nossas ruas. Isso é sinônimo de saúde e de qualidade de vida”, avaliou.
Na ocasião, o secretário-executivo da SCSP, Luiz Alberto Saboia, informou os benefícios do Programa E-Carroceiro. A iniciativa cadastra profissionais para direcionar entulho aos Ecopontos participantes. “Os carroceiros do entorno realizam um cadastro junto às Regionais, recebem um breve treinamento e, a partir disso, passam a levar o entulho coletado ao Ecoponto. Em troca, para estimular a economia local, a Prefeitura cadastrou, pelo menos, oito pequenos comércios no entorno do Ecoponto do Passaré. Nesses locais, a população poderá trocar os créditos obtidos no Ecoponto por produtos e serviços diversos. Isso, na ponta, gera renda e elimina pontos de lixo. Estamos progressivamente implantando essa iniciativa. A meta é expandir para todos os equipamentos similares”, acrescentou.
Expansão
Com o objetivo de tornar a cidade de Fortaleza mais consciente quanto ao descarte correto de recicláveis e resíduos sólidos, o 64º Ecoponto da Cidade é o 15º equipamento similar implantado no território da Regional VI.
Até o fim da gestão do prefeito Roberto Cláudio, a expectativa é de que Fortaleza conte com 119 Ecopontos, estrategicamente distribuídos por todas as Regionais, contemplando todos os bairros da Capital.