O prefeito Roberto Cláudio inaugurou, nesta segunda-feira (09/03), a Escola de Tempo Integral (ETI) Professor Expedito Parente. A unidade, instalada no bairro Siqueira, atenderá cerca de 420 alunos do 6º ao 9º ano e fortalecerá a rede de ETIs em Fortaleza, que, em implantação desde 2013, passa a contar com 27 equipamentos similares, ampliando a oferta de matrículas municipais destinadas ao ensino integral.
Instalada em área total de 4.794 m², a nova Escola de Tempo Integral é composta por diversas estruturas. As atividades didáticas interdisciplinares serão desenvolvidas em 12 salas de aulas temáticas, incluindo os eixos Projeto de Vida e Protagonismo, além de três laboratórios. A infraestrutura do equipamento oferece, ainda, biblioteca, cozinha, refeitório, onde serão disponibilizadas três refeições diárias; auditório, diretoria, secretaria, coordenação pedagógica e coordenação de área, além de sala do professor diretor de turma, sala dos professores, pátio com projeto paisagístico, ginásio (com quadra poliesportiva coberta, arquibancadas e alambrados), vestiários e depósitos.
Visando ao fortalecimento do processo de aprendizagem, a Prefeitura de Fortaleza disponibiliza, paralelamente, equipes pedagógicas de formação especializada. A rotina é reforçada por acompanhamento pessoal realizado pelos professores diretores de turma, além de disciplinas eletivas escolhidas por professores e alunos. Além disso, atividades laboratoriais de Informática, Biologia, Química, Física e Matemática compõem a grade curricular estabelecida.
“O ensino integral pode desenhar uma cara diferente para a Fortaleza do futuro. Esta é uma obra importante pela qualidade do prédio e dos equipamentos, comparável a qualquer escola particular de Fortaleza. Os alunos aqui matriculados receberão, além da melhor educação da Capital, alimento para o corpo e para a alma. Terão acesso a gestores comprometidos e preparados, a três refeições diárias, a professores concursados, a equipamentos de ponta e a materiais de primeira. Queremos reduzir desigualdades por meio da Educação, mantendo o olho dessa meninada brilhando pela esperança de ser o que quiser na vida”, informou o Prefeito, que, na ocasião, esteve acompanhado por dirigentes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), além de secretários municipais, vereadores, lideranças políticas e comunitárias.
Ao conhecer o ambiente escolar, a dona de casa Meire Rodrigues, mãe de aluno matriculado no 6º ano, sentiu alegria e orgulho. “Eu e meu filho Danilo estamos simplesmente maravilhados. Ele sempre estudou em escola particular, mas nenhuma se compara a esta. A realidade é outra. É outro nível de sala de aula e de laboratório. Tudo é novidade para ele. O prefeito Roberto Cláudio está de parabéns”, pontuou.
Recursos investidos
Os recursos investidos foram da ordem de R$ 9.483.893,24 e reúnem esforços do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Tesouro Municipal.
O valor total inclui investimento de R$ 670 mil, oriundo da Prefeitura de Fortaleza, destinado à aquisição de equipamentos.
Representante da CAF no Brasil, o colombiano Jaime Holguín, em seu discurso, elogiou a estrutura encontrada e parabenizou a atenção e a prioridade desprendidas à Educação Municipal de Fortaleza.
Ampliação das vagas em tempo integral
Nos últimos três meses, a gestão municipal inaugurou, além da ETI Professor Expedito Parente, três outras escolas similares. Além do bairro Siqueira, as comunidades contemplados estão situadas no Planalto Ayrton Senna, no Curió e no Conjunto Ceará, totalizando 1.600 novas vagas de matrículas em tempo integral.
A titular da SME, Dalila Saldanha, classificou a iniciativa como importante ferramenta transformadora de realidades. “Por meio do Ensino Integral, a Prefeitura de Fortaleza está cumprindo um compromisso estabelecido pelo prefeito Roberto Cláudio, em execução desde 2013. A partir disso, queremos transformar a educação nos bairros, estimular o crescimento das comunidades e o desenvolvimento da Cidade. Nossos alunos saem do Ensino Fundamental preparados para se destacar no Ensino Médio e em diversas instituições de ensino”, disse.
Educação Integral em Fortaleza
Fortaleza é primeiro lugar em cobertura percentual no Brasil de matrículas de tempo integral, de acordo com dados oficiais divulgados pelo Censo Escolar da Educação Básica 2019.
Com o avanço no número de matrículas, Fortaleza possui hoje 41,4% dos seus alunos estudando em tempo integral. Em números absolutos, ocupa ainda o posto de segunda capital no País, com 86.438 matrículas, superando São Paulo (74.045). O primeiro lugar é ocupado pelo Rio de Janeiro, que possui 196.599 matrículas em tempo integral.
Em termos comparativos, entre 2018 e 2019, Fortaleza cresceu 28,2% no atendimento em Tempo Integral, enquanto a média de crescimento das capitais do País no ensino público é de 5,4%. No Brasil, a taxa de crescimento atingiu apenas 1,4%.
O Censo Escolar de 2018 já tinha apontado a capital cearense como destaque, quando ocupava o posto de 3ª capital do Brasil, com 67.417 matrículas, o que correspondia a 31,5% da Rede Municipal com atendimento em Tempo Integral. Em 2017, eram 56.065 alunos matriculados em Tempo Integral.
Os resultados refletem o amplo investimento que a Prefeitura de Fortaleza vem realizando na educação, principalmente na ampliação da política de Tempo Integral para os alunos da Capital, buscando ampliar a jornada de estudo e fortalecer o aprendizado, por meio das Escolas de Tempo Integral, Centros de Educação Infantil e programas de fortalecimento da aprendizagem (Integração, Pró-Técnico e Mais Educação).
Os programas supramencionados atuam no âmbito da ampliação da jornada escolar, atendendo alunos do 1° ao 9º ano, promovendo a educação integral e integrada, articulando a educação formal com vivências artísticas, esportivas e sociais.
Baixe o álbum com as imagens do evento