O prefeito Roberto Claudio participou, neste sábado (14/12), na Areninha Pirambu, da final da Coparena Fortaleza da Juventude 2019 nas categorias feminino e aberto masculino. O evento é considerado o principal campeonato de futebol não profissional do Nordeste e mobilizou 10.500 atletas dos mais de 100 bairros da Cidade. Direta e indiretamente, a Coparena 2019 envolveu aproximadamente 45 mil pessoas.
Roberto Cláudio deu o pontapé inicial do jogo masculino e reforçou o papel social da Coparena. "Já virou parte do calendário esportivo da cidade de Fortaleza. A Coparena tem descoberto craques, tem incentivado a vivência comunitária, pacífica e respeitosa entre os times de futebol”, ressaltou. Na oportunidade, ele também garantiu a realização da quinta edição no próximo ano.
A disputa da categoria feminina, aconteceu às 8h, entre os times As Minas, da Barra do Ceará, e Meninas da Vila, do Vila União, que foi o grande vencedor. Já na categoria aberto masculino, a partida aconteceu às 16h30, entre as equipes Orlando City, do Pirambu, e Vila Real/Oboé, da Aldeota. O time vencedor foi o Orlando City.
As competições são realizadas por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas da Juventude (CEPPJ), em parceria com Secretaria Municipal do Esporte (Secel) e com promoção do Sistema Jangadeiro. De acordo com o titular da Coordenadoria da JUventude, Júlio Brizzi, “A Coparena festeja o esporte, o futebol. Festeja também a esperança dos nossos jovens de que, por meio do que eles amam fazer, no caso o esporte, eles possam mudar de vida e melhorar a Cidade”, afirmou.
A Coparena é um sonho para muitos jovens, como é o caso do Thiago Ferreira, que participou pela primeira vez do evento e chegou até a final. “Eu fiquei muito nervoso estreando na Coparena porque é uma coisa que dá visibilidade pro atleta. É muito gratificante. Não só pra mim, mas pra todo o time”, comemorou.
Os jogos da quarta CopArena iniciaram no dia 26 de setembro e percorreram todas as Areninhas de Fortaleza, fortalecendo cada vez mais o esporte, a interação e o lazer. Ao todo, em 2019, foram selecionadas 504 equipes, distribuídas nas seguintes categorias: 384 na categoria adulto masculino, 96 na Sub-17 masculino e 24 equipes na categoria adulto feminino.
Sobre a Coparena
A competição promove o intercâmbio sócio-esportivo entre os bairros da cidade por intermédio do futebol não profissional. Além dos benefícios do esporte, o projeto fomenta a descoberta de novos talentos e reforça valores importantes na construção do cidadão como: respeito, honestidade, humildade, dentre outros.
As Areninhas desempenham um papel fundamental neste projeto, uma vez que uniu os jovens em torno de um só objetivo: praticar esporte, permitindo um melhor desenvolvimento técnico. Ela atrai não só os atletas, mas famílias inteiras que se reúnem para torcer.
Sobre as Areninhas
São equipamentos esportivos que estão urbanizando e requalificando campos de futebol em bairros com alto índice de vulnerabilidade social. A partir de atividades desenvolvidas nas Areninhas da Capital, jovens de 8 a 29 anos têm construído uma nova história
A Prefeitura de Fortaleza trabalha, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), na construção de mais 47 Areninhas até o final de 2020. A Cidade já conta com 24 Areninhas e 12 Mini Areninhas inauguradas e entregues ao longo dos cinco anos do projeto.