O prefeito Roberto Cláudio premiou, nesta sexta-feira (23/11), as escolas municipais com melhor desempenho no Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece), juntamente com a secretária da Educação, Dalila Saldanha. A solenidade, realizada no Centro de Convenções, reuniu alunos, professores e diretores das 202 escolas (das 206 avaliadas) que apresentaram nível desejável de desempenho em 2017. Ao todo, a premiação é de R$ 2.215.624,52, cujo valor será revertido para a própria escola.
Entre as novidades deste ano, está a entrega de 748 smartphones para os alunos que atingiram as três maiores médias de proficiência das escolas com nível adequado em português e matemática, sendo 547 para alunos de 5º ano e 201 para os de 9º ano. Na última edição do prêmio, foi pago R$ 1,9 milhão.
Dentro da porcentagem conquistada de 94% das crianças alfabetizadas na idade certa, ou seja, até o 2º ano do Ensino Fundamental, o Prefeito destacou também o aumento no número de matrículas e o crescimento das médias dos alunos em português e matemática. "Este é um momento histórico, mas ao mesmo tempo a gente reconhece que temos ainda uma longa tarefa pela frente. Por isso vamos, a cada ano, reconhecer, premiar e homenagear a quem faz a diferença", afirmou.
Roberto Cláudio ressalta que a evolução da rede educacional é uma questão de tempo. "Muito se fala que o investimento em Educação demora para mostrar resultados. Aqui, estamos vendo a rapidez com que essa transformação foi crescendo positivamente a nossa rede educacional. O que tem acontecido é realmente muito surpreendente", disse, afirmando que os investimentos em educação não resultam apenas em aprendizagem, mas também na redução da desigualdade social.
Para a titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Dalila Saldanha, duas estratégias se destacam no sentido de obtenção de resultados: o monitoramento diário da frequência dos alunos e o crescimento da implantação de Escolas em Tempo Integral (ETI). "No Spaece 2016, apenas uma escola havia atingido 100% das crianças. Neste ano, o número saltou para 11. Portanto, a gente já vê o impacto dessa mudança na sistemática nas escolas".
A coordenadora de Gestão Escolar da SME, professora Lucidalva Bacelar, considera que o grande diferencial da atual administração é trabalhar com planejamento, avaliação e motivação, além da valorização dos alunos e profissionais envolvidos. "Este momento é uma aula de cidadania, transparência e sucesso da escola pública, e as de Fortaleza estão mostrando que todo aluno aprende na idade certa", disse.
Destaques
A Escola Municipal Luís Costa, localizada no bairro Luciano Cavalcante, foi a unidade que obteve o melhor desempenho no Spaece Alfa 2017. O segundo lugar ficou com a Escola Municipal Rachel Viana, no bairro Bom Jardim, e a Escola Municipal Bergson Gurjão, no bairro Henrique Jorge, ficou com a terceira colocação.
Foram premiadas, com recursos financeiros, as escolas do 2º ano que alfabetizaram no mínimo 85% dos alunos, bem como aquelas que atingiram a proficiência média de 190 pontos, alcançando o nível desejável, conforme a escala de classificação do Spaece-Alfa.
Outras receberão uma placa por terem atingido o nível desejável de proficiência. Serão contempladas, ainda, as escolas do 5° ano que alcançaram o nível adequado nas disciplinas de português e matemática.
As escolas que ficaram em 1º, 2º e 3º lugares gerais no Município e nos seis Distritos de Educação também recebem premiação. Todos os professores das escolas premiadas serão elogiados no Diário Oficial do Município (DOM).
Resultados
Fortaleza saltou de apenas 20 escolas no nível desejável em 2012, para 30 em 2013; 74 em 2014; 146 em 2015; 196 em 2016 e 202 em 2017. Além das 202 escolas que ficaram no nível desejável em 2017, o Município registrou 57,5 pontos a mais na proficiência em relação aos resultados de 2012, passando de 131,4 para 188,9 no ano passado (2017).
Quanto ao desempenho dos jovens do 5º ano, a avaliação apresentou os seguintes resultados: na disciplina de Língua Portuguesa, a proficiência média subiu para 219,1, em 2017, que em 2012 registrou 199,4 de proficiência; em Matemática, ficou em 222,4, diferente dos 204,2 apresentados naquele ano (2012).
Já os alunos do 9º ano, em Língua Portuguesa, saíram de 246,4 em 2012 para 257,9 em 2017 e em Matemática, de 247,3 em 2012 para 246,4 pontos em 2017.
Escalas do Spaece
A escala da alfabetização (2º ano) é constituída por cinco padrões, representados pelas seguintes pontuações: até 75 pontos – não alfabetizado; de 75 a 100 – alfabetização incompleta; de 100 a 125 – intermediário, de 125 a 150 – suficiente e acima de 150 – nível desejável.
Os resultados do 5º ano, por sua vez, são identificados a partir de quatro padrões de desempenho, sendo para Língua Portuguesa: até 125 pontos – muito crítico; de 125 até 175 – crítico; de 175 até 225 – intermediário, e acima de 225 – nível adequado. Para Matemática, os padrões de desempenho dos alunos do 5º ano são expressos através dos seguintes níveis: até 150 pontos – muito crítico; de 150 até 200 – crítico; de 200 até 250 – intermediário, e acima de 250 – nível adequado.