O prefeito Roberto Cláudio, acompanhado da secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz, assinou, nesta segunda-feira (16/07), a primeira renovação de convênio, do Programa Municipal de Adoção de Praças e Áreas Verdes de Fortaleza. A solenidade ocorreu na sede da Câmara dos Dirigentes Logistas de Fortaleza (CDL), durante a realização do Fórum do Centro.
O equipamento público beneficiado com a continuidade da parceria, que tem validade de cinco anos, foi a Praça do Pajeú, adotada oficialmente pela CDL. Desde 2013, a instituição se tornou colaboradora no trabalho de manutenção do espaço de lazer.
“A Praça do Pajeú é um local onde a comunidade vem se divertir e se encontrar sob as árvores. A adoção deste espaço público é algo muito importante não só do ponto de vista social, mas também do ponto de vista do ecossistema. A CDL cuida também do rio e das plantas, contribuindo para que possamos ter uma Fortaleza mas renovada e melhor qualificada para seus habitantes. É um pulmão para o Centro da cidade, com área verde e as margens do Riacho Pajéu, onde a cidade nasceu”, afirma Assis Cavalcante, presidente da CDL-Fortaleza.
A Praça do Pajeú fica localizada entre a Avenida Dom Manuel e a Rua 25 de Março, área da Regional Centro. O equipamento, que é cortado pelo Riacho Pajeú, possui 15 mil metros quadrados e conta com mobiliário urbano, iluminação branca, paisagismo, lixeiras e ampla área de convivência.
Para a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz, “a união da sociedade civil, poder público e iniciativa privada, em defesa do interesse coletivo, resulta no sucesso de políticas públicas como o Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes. A iniciativa já conta com 223 espaços públicos adotados e hoje realizamos a primeira renovação de convênio de adoção, garantindo mais cinco anos de parceria na manutenção da Praça do Pajeú, concretizando um ganho efetivo para a sociedade”.