O prefeito Roberto Cláudio visitou, na manhã deste sábado (16/11), as obras de reforma e ampliação da Escola de Tempo Integral (ETI) na Granja Lisboa, equipamento municipal que atende cerca de 430 alunos do 6º ao 9º ano. A ocasião marcou a conclusão da primeira etapa da requalificação, um investimento de R$ 1.839.231,69, de um total de R$ 3.366.061,89. A reforma faz parte do convênio do Governo do Estado com a Prefeitura de Fortaleza que, ao todo, vai beneficiar seis Escolas de Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino.
A primeira etapa das obras inclui cozinha, refeitório, biblioteca, quatro salas de aula, sala dos professores, vestiários masculino e feminino, banheiros com acessibilidade, bloco administrativo, nova caixa d'água e a nova entrada da escola com o estacionamento. A segunda parte da reforma contemplará o auditório e outros espaços comuns. Na ocasião, o Prefeito também assinou a ordem de serviço para a construção de uma nova quadra poliesportiva. De acordo com Roberto Cláudio, a escola também será um espaço que a comunidade vai poder usar para realizar diversas atividades coletivas.
Somente em 2018, segundo o Prefeito, foram quase 30 mil alunos procurando a rede municipal de ensino, que vem se tornando, ano a ano, um sistema cada vez melhor e com mais credibilidade. "Isso tem feito com que as pessoas tirem os filhos de escolas particulares para colocar na escola pública de Fortaleza. Esta era uma escola completamente diferente, com estrutura muito precária, e principalmente por conta da parceria com o Governo do Estado e ao trabalho sério da Secretaria Municipal de Educação, a gente entrega esta parte importante da obra”, disse.
Conforme a titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Dalila Saldanha, para além da renovação do prédio, onde serão vivenciadas atividades coletivas nas áreas de arte, cultura e esporte, é preciso também destacar o mérito da proposta pedagógica, totalmente voltada para o desenvolvimento integral dos alunos. “Aqui eles estudam protagonismo, fazem projetos de vida, têm acompanhamento do professor e dos diretores de classe, há um diálogo com os pais. Já temos resultado, a partir de avaliações externas, no qual o nível de desempenho dos meninos que estão no Tempo Integral é superior aos alunos do tempo regular”, afirmou.
Para o titular da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Rogers Mendes, a parceria entre a Prefeitura e o Estado vai além da questão financeira, mas fecha também uma estratégia pedagógica, já que os alunos do ensino fundamental podem seguir para uma das ETIs de ensino médio estaduais, onde além da proteção social, também continuam tendo as melhores oportunidades de desenvolvimento cognitivo, social e emocional.
“O tempo integral do 6º ao 9º ano, como se propõe esta escola, ela realmente vem ao encontro de uma estratégia de governança para aumentar a oportunidade dos jovens, conseguir com que eles se preparem melhor para entrar no mundo do mercado de trabalho e sigam para o ensino superior”, apontou o secretário.
Sobre as ETIs
Em julho deste ano, a Prefeitura entregou a ETI Filgueiras Lima. Em agosto, foi assinada a ordem de serviço para reforma e ampliação da ETI Aldemir Martins. Já no último mês de setembro, ocorreu a entrega da ETI José Carvalho. O mesmo pacote também inclui, as Escolas de Tempo Integral Professora Antonieta Cals e Maria do Socorro Alves Carneiro. A iniciativa contempla, ainda, as obras da Academia do Professor, centro de formação e assistência aos profissionais da Rede Municipal de Ensino em Fortaleza.
As Escolas de Tempo Integral são a principal política pública desenvolvida pela Prefeitura de Fortaleza para garantir a Educação em Tempo Integral. A Rede Municipal já conta com 23 ETIs - antes de 2013, não possuía nenhum equipamento do tipo.
Nessas unidades, os estudantes vivenciam rotinas e práticas para uma formação interdisciplinar, com o apoio de equipes pedagógicas de formação especializada. Nas ETIs, os alunos contam com três refeições diárias e acompanhamento pessoal realizado pelos Professores Diretores de Turma, além de disciplinas que pautam temas como protagonismo e projeto de vida, disciplinas eletivas escolhidas por professores e alunos.