A Medalha Iracema, maior comenda do Poder Executivo Municipal, foi entregue pela Prefeitura de Fortaleza nesta quinta-feira (18/04), no Teatro São José. A homenagem integra as celebrações dos 298 anos de Fortaleza completados em 13 de abril. Os agraciados são o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos; a empresária Maria Consuelo Leão Dias Branco; o arquiteto, compositor e poeta Fausto Nilo Costa Júnior, e a bailarina e diretora geral do Instituto Katiana Pena, Katiana Pena Morais.
Veja mais fotos do evento
Segundo o prefeito José Sarto, o talento, a criatividade, o pensamento e a luta das quatro personalidades condecoradas com a medalha de Iracema neste ano, sintetizam e representam o espírito guerreiro de Fortaleza. "Hoje nossa Fortaleza é a 4º capital do Brasil, a maior economia do Nordeste. É líder em geração de emprego e renda. Graças à garra, à criatividade e ao empenho da nossa gente", declarou Sarto.
"Não basta apenas gerarmos riqueza. É preciso distribuí-la de forma justa. É preciso que o nosso povo tenha mais acesso a educação, à saúde, ao lazer e ao emprego, e é esse o nosso objetivo, esse é o ideal que nos move. Nossos avanços são fruto de muito trabalho, da nossa equipe e de outros que vieram antes, mas são também fruto do trabalho, da dedicação, das pessoas que hoje estamos aqui para homenagear. Pessoas que deram e ainda dão grande contribuição para o desenvolvimento da nossa cidade, pessoas que ajudam a tornar Fortaleza uma cidade mais próspera, mas também mais igualitária, mais justa e mais solidária", concluiu o prefeito.
Reconhecida por ajudar a transformar vidas através da arte, a bailarina e diretora geral do Instituto Katiana Pena, Katiana Pena Morais considera a homenagem um estímulo para continuar trabalhando. "É um combustível da missão de continuar, dessa força, dessa coragem de continuar, porque o desafio é grande, as dificuldades são imensas, mas esse reconhecimento só prova que nós estamos no caminho certo, e diz que está todo mundo de olho no trabalho que nós estamos fazendo, eu num estou só, eu não danço só", refletiu Katiana.
Para o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Teodoro Silva Santos, a homenagem também contribui para que mais pessoas trabalhem em benefício da cidade e de sua população. "Esse reconhecimento desta comissão é sem dúvida uma generosidade, mas também um reconhecimento de mérito, e é uma medida pedagógica, isso vai servir de exemplo no sentido de honrar quem tem serviço prestado, quem luta pelo bem-estar sobretudo do que é público, da comunidade, como é o caso de Fortaleza", afirmou o ministro.
A empresária Maria Consuelo Leão Dias Branco, presidente do Conselho de Administração da M. Dias Branco, disse que gostaria de compartilhar a honraria com todos que contribuem para o constante desenvolvimento da empresa, a família, os colaboradores, fornecedores, clientes, acionistas, diretores e membros do Conselho de Administração, além de registrar agradecimento à Prefeitura de Fortaleza em nome do prefeito José Sarto.
"Nesta sétima edição da medalha Iracema, somos lembrados da importância de preservar nossas tradições e de reconhecer que aqueles que com tanto talento e determinação ajudam a construir o futuro da nossa cidade", destacou Consuelo, referenciando também os outros três agraciados com a comenda.
Homenageado pela sua contribuição para Fortaleza nas áreas da música, da poesia, da arquitetura e do urbanismo, Fausto Nilo foi representado na solenidade pela esposa Silvia Parente.
Medalha Iracema
Maior comenda do Poder Executivo Municipal, a Medalha Iracema homenageia, pelo sétimo ano, personalidades que contribuem em sua área de atuação profissional para o desenvolvimento da cidade de Fortaleza. Em 2023, os agraciados com a medalha foram o senador Tasso Jereissati, a professora Luma Andrade, o presidente da Central Única das Favelas (CUFA) Preto Zezé, o artista Descartes Gadelha e a ex-prefeita de Fortaleza Maria Luiza
Em seu primeiro ano, 2018, a Medalha homenageou a jornalista Adísia Sá, o professor e arquiteto Liberal de Castro e o cantor e compositor Raimundo Fagner. Na edição de 2019, foram homenageados o médico e professor universitário José Otho Leal Nogueira, o ex-senador Mauro Benevides e o empresário Pio Rodrigues Neto. Em 2020, receberam a comenda o engenheiro civil Eudoro Santana, o empresário Júlio Ventura Neto, o humorista Tom Cavalcante e o cineasta Wolney Oliveira.