O prefeito Sarto entregou, na manhã desta segunda-feira (25/09), o V Prêmio AMC de Mobilidade Urbana aos alunos da Rede Municipal de Ensino. O evento premiou os estudantes com as melhores produções de desenho, conto e artigo de opinião com o tema “No Trânsito, Escolha a Vida”. O concurso foi desenvolvido pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e teve por objetivo envolver a comunidade escolar na temática da segurança no trânsito.
Durante o evento, Sarto ressaltou a importância da iniciativa. “Essa ação intersetorial estabelece uma política de pedagogia no trânsito desde a primeira infância. O prêmio é muito legal, e o principal objetivo é incentivar essa discussão nas escolas e fortalecer o trabalho dessa cadeia de colaboradores e colaboradoras que fazem Fortaleza ter uma redução no número de acidentes fatais no trânsito pelo oitavo ano consecutivo. E isso também é fruto do trabalho feito na escola. Premiar é incentivar essa discussão que é levada para a sala de aula e para dentro de casa”.
O incentivo à educação no trânsito é um tema presente nas salas de aula da rede municipal. É o que afirma Ana Victoria Timbó, que conquistou o primeiro lugar na categoria artigo de opinião. “Estou realizada, é um instrumento para estudo e é meu primeiro notebook. Eu não esperava ganhar, mas a professora nos incentivou muito e está sendo um momento muito feliz. Como o tema já é presente no nosso dia a dia na escola, por ser algo muito importante, foi tranquilo escrever sobre isso”, comentou.
Ana Victória é estudante do 9º ano da Escola de Tempo Integral Laís Rodrigues Almeida, no Curió. A escola conquistou os três primeiros lugares na categoria artigo de opinião e a professora Adriana Almeida, também premiada, comentou a importância da iniciativa em sala de aula.
“A escola fica localizada em uma avenida bem movimentada, então nós temos essa preocupação com eles, trabalhamos esses cuidados no trânsito. Além disso, a AMC já realizou uma ação na escola de educação no trânsito. Então é muito gratificante ver os alunos vencendo, nós também ganhamos e torcemos por eles, a alegria é compartilhada”, comenta ela.
O evento, realizado no Cuca Pici, premiou 27 trabalhos entre os mais de 3.800 alunos do 1º ao 9º ano inscritos. Ao todo, foram 115 escolas mobilizadas. Os agraciados com o terceiro lugar receberam uma bicicleta, enquanto os segundos lugares receberam um smartphone e os grandes campeões receberam um notebook.
“O objetivo é despertar nas crianças e adolescentes a temática da segurança viária e as boas práticas no trânsito. Nós temos constantemente investido nessa ação. A educação transforma, muda comportamentos, com essas iniciativas nós teremos melhores condutores no futuro”, explica Antônio Ferreira, superintendente da AMC. O prêmio, que está em sua 5ª edição, foi idealizado em 2017. Desde então, já contou com a participação de mais de 14 mil estudantes.
Além dos estudantes, os professores orientadores dos trabalhos também tiveram suas participações reconhecidas com o prêmio de maior valor, de acordo com a categoria do estudante vencedor.
“A premiação é o momento onde os alunos e professores que se destacam são premiados, mas é válido lembrar que mais de 100 escolas participaram de toda essa mobilização. O destaque vai para toda a rede de ensino e a premiação é mais um reconhecimento no trabalho interdisciplinar que eles desenvolvem dentro das unidades de ensino”, destaca Jefferson Maia, secretário adjunto da Educação.
Estiveram presentes no evento os vereadores e suplentes Luciano Girão, Nêga do Henrique Jorge e Professor Gerôncio. Além deles, a cerimônia contou com a presença dos secretários Davi Gomes, Josué Lima e Antônio Ferreira.
Trânsito seguro
Neste mês de setembro, a Prefeitura de Fortaleza tem intensificado, através de campanha, o respeito às regras de trânsito e adoção de velocidade segura. O objetivo da ação é conscientizar a população sobre os principais fatores de risco de acidentes nos deslocamentos e tornar as vias mais seguras para todos.
Um estudo desenvolvido pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) apontou uma redução de 68,1% na média de acidentes com mortes e 29,7% no índice de atropelamentos em avenidas contempladas pela política pública.
Além disso, a cidade alcançou em 2022 o oitavo ano consecutivo de redução de mortes no trânsito. Foram 158 óbitos nas vias da cidade com taxa de mortalidade de 6,5 para cada 100 mil habitantes. O número é 58% menor em relação ao do ano de 2014, no qual 377 pessoas perderam a vida e 1.086 vidas foram salvas desde então. Os dados são reflexo de ações integradas de educação, sinalização e fiscalização preventiva.