Por ocasião do Dia Mundial da Habitação, celebrado nesta segunda-feira (02/10), a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) participou das discussões do III Outubro Urbano Fortaleza, evento promovido pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) com objetivo de estimular o debate sobre como melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas.
Na oportunidade, o titular da pasta, Carlos Kleber, apresentou ações da Secretaria destacando, principalmente, as ações das melhorias habitacionais, a regularização fundiária e o trabalho social.
No aspecto das melhorias habitacionais, que propiciam melhores condições de habitabilidade, por meio da requalificação de banheiros, o secretário destacou as quase 800 famílias já beneficiadas. Além das intervenções que estão em execução nos bairros Vicente Pinzón (Comunidade Serviluz) e Passaré (Novo Jardim Castelão). “As áreas que estão em andamento são, predominantemente, as Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis). Essas iniciativas também estão associadas a ações de regularização fundiária que reforçam a permanência das famílias”, observou Carlos Kleber.
Sobre a regularização fundiária, o gestor destacou a garantia da estabilidade e também a permanência das famílias. “Por meio do Programa Municipal de Regularização Fundiária (ReurbFor), vamos regularizar 40 mil imóveis. Para isso, fizemos licitações, convênios e um chamamento público inédito para a participação das organizações da sociedade civil. Esse trabalho está levando o papel da casa para famílias vulneráveis da Cidade”, ressaltou.
Por último, Carlos Kleber destacou o trabalho social que está inserido de forma transversal na política habitacional de interesse social. “O trabalho social é um conjunto de ações que fortalecem o convívio social das famílias, incentivam iniciativas de educação ambiental, patrimonial e promovem capacitações dentro do campo socioeconômico. Atualmente, dez comunidades recebem essas ações”, apresentou.
III Outubro Urbano Fortaleza
O III Outubro Urbano Fortaleza é promovido pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), em parceria com outros órgãos da Prefeitura, e tem como objetivo estimular o debate sobre como melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas. Em 2023, o tema é Fortaleza e Sul Global na cooperação por futuros urbanos. O evento segue até o dia 31 deste mês.
O III Outubro Urbano Fortaleza integra a sexta edição do Circuito Urbano, organizado pelo escritório brasileiro do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e alinhado com a campanha global do Outubro Urbano.
ONU-Habitat
O Programa estabeleceu-se em 1978, como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, a estrutura é o ponto focal da ONU para a urbanização sustentável e os assentamentos humanos, tendo como objetivo atuar em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável.