A Prefeitura de Fortaleza mantém o cronograma de apresentações do Programa Municipal de Regularização Fundiária de Fortaleza (ReurbFor) nos bairros e comunidade alvo de titularização. Nesta segunda-feira (18/12), a exposição ocorreu no bairro Dom Lustosa onde, inicialmente, mil famílias receberão o papel da casa.
Essas apresentações são a primeira etapa da regularização que o Município vem executando das mais de 50 locais, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor). “São mais de R$ 17 milhões investidos pela Prefeitura para levar segurança jurídica para milhares de famílias da cidade”, afirma o titular da Habitafor, Carlos Kleber.
Durante a atividade, além da exposição do ReurbFor, os técnicos explicam o passo a passo do trabalho, destacando a fase urbanístico que envolve levantamento planialtimétrico (topografia) e medição dos imóveis, a etapa social que foca na coleta de dados das famílias e, por fim, a fase jurídica que consiste mais em um trabalho interno das equipes.
Mais
Além do Dom Lustosa, durante o fim semana, as equipes da Habitafor apresentaram o ReurbFor na ZEIS Lagamar, no Alto da Balança, e na comunidade da Curva da Viúva, no bairro prefeito José Walter. Mais de 600 famílias poderão ser beneficiadas com o papel da casa nesses dois locais.
O Programa
Lançado em 2022 pelo prefeito José Sarto, o ReurbFor deve garantir a segurança jurídica propriedade para milhares de famílias fortalezenses, configurando o maior programa de regularização fundiária da história da capital cearense.
Para avançar nesse trabalho, a Prefeitura investe mais de R$ 17 milhões e já realizou chamamento público para organizações da sociedade civil participarem, fato inédito em nossa cidade. Também foram realizados convênios com as principais universidades do Estado, além de licitação para empresas especializadas em regularização fundiária.