27 de May de 2014 em Fortaleza

Prefeitura capacita novos professores e coordenadores pedagógicos do Projeto Jogo Elos

O projeto é supervisionado pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas e Secretaria Municipal de Educação


O objetivo é tornar os profissionais implementadores no conteúdo do Jogo e aptos na aplicação dentro da sala de aula

A Prefeitura de Fortaleza irá formar novos professores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais Professor Monteiro de Moraes e João Hipolyto de Azevedo para o projeto “Jogo Elos”. A capacitação acontece dias 29 e 30 de maio, das 8h às 17h na Faculdade Ateneu. No início de março deste ano, os professores Regentes “B” das referidas escolas já haviam sido capacitados no projeto. Agora o piloto foi ampliado e destinado aos professores Regentes “A” e coordenadores pedagógicos dos 4° e 5° anos do Ensino Fundamental I. O motivo da ampliação é a carga horária maior que esses profissionais possuem com os educandos. O objetivo é torná-los implementadores no conteúdo do Jogo e aptos na aplicação dentro da sala de aula.

Conforme a coordenadora do núcleo de Formação, Ozanira Aquino, é preciso que os professores tenham um tempo maior com os alunos para que eles possam construir as regras do Jogo, que são: expressar-se de forma adequada, respeitar o outro, seguir o acordo sobre os lugares e seguir as instruções da atividade, por isso a ampliação dos profissionais. “Essas regras são fundamentais na promoção das influencias pessoais, sociais e ambientais na prevenção ao uso de drogas no decorrer do desenvolvimento infanto-juvenil”, explica.

O projeto é piloto e foi adaptado pela Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, em parceira com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNDOC). Está sendo supervisionado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) e Secretaria Municipal de Educação (SME)

O Jogo Elos consiste em uma proposta lúdica realizada nas atividades escolares, sendo uma estratégia de mediação das relações em sala de aula, voltados para alunos na faixa etária de 7 a 10 anos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). O jogo edifica o autoconhecimento, autocontrole, autonomia, empatia, escuta, oralidade e tolerância dentro da sala de aula, além de fortalecer os fatores protetores na prevenção ao uso de drogas.

Entenda mais sobre as influências do Jogo

Influências pessoais: aspectos que dizem respeito às características individuais, como a dificuldade de tomar decisões, baixa autoestima, tendência de isolamento, dificuldade de pedir ajuda e histórico familiar de abuso de substâncias psicoativas.

Influências sociais: aspectos que dizem respeito à maneira como o ambiente social influencia o comportamento de um indivíduo. Por exemplo, a valorização do uso de álcool na família; a pressão do grupo de amigos para que o adolescente se embriague o álcool e a alta aceitação social do uso de álcool.

Influências ambientais: aspectos que dizem respeito à maneira como a cultura e as normas sociais implícitas ou explicitas influenciam o comportamento de um indivíduo. Por exemplo, facilidade de acesso ao álcool, influência dos meios de comunicação, cultura local.

Prefeitura capacita novos professores e coordenadores pedagógicos do Projeto Jogo Elos

O projeto é supervisionado pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas e Secretaria Municipal de Educação

O objetivo é tornar os profissionais implementadores no conteúdo do Jogo e aptos na aplicação dentro da sala de aula

A Prefeitura de Fortaleza irá formar novos professores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais Professor Monteiro de Moraes e João Hipolyto de Azevedo para o projeto “Jogo Elos”. A capacitação acontece dias 29 e 30 de maio, das 8h às 17h na Faculdade Ateneu. No início de março deste ano, os professores Regentes “B” das referidas escolas já haviam sido capacitados no projeto. Agora o piloto foi ampliado e destinado aos professores Regentes “A” e coordenadores pedagógicos dos 4° e 5° anos do Ensino Fundamental I. O motivo da ampliação é a carga horária maior que esses profissionais possuem com os educandos. O objetivo é torná-los implementadores no conteúdo do Jogo e aptos na aplicação dentro da sala de aula.

Conforme a coordenadora do núcleo de Formação, Ozanira Aquino, é preciso que os professores tenham um tempo maior com os alunos para que eles possam construir as regras do Jogo, que são: expressar-se de forma adequada, respeitar o outro, seguir o acordo sobre os lugares e seguir as instruções da atividade, por isso a ampliação dos profissionais. “Essas regras são fundamentais na promoção das influencias pessoais, sociais e ambientais na prevenção ao uso de drogas no decorrer do desenvolvimento infanto-juvenil”, explica.

O projeto é piloto e foi adaptado pela Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, em parceira com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNDOC). Está sendo supervisionado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) e Secretaria Municipal de Educação (SME)

O Jogo Elos consiste em uma proposta lúdica realizada nas atividades escolares, sendo uma estratégia de mediação das relações em sala de aula, voltados para alunos na faixa etária de 7 a 10 anos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). O jogo edifica o autoconhecimento, autocontrole, autonomia, empatia, escuta, oralidade e tolerância dentro da sala de aula, além de fortalecer os fatores protetores na prevenção ao uso de drogas.

Entenda mais sobre as influências do Jogo

Influências pessoais: aspectos que dizem respeito às características individuais, como a dificuldade de tomar decisões, baixa autoestima, tendência de isolamento, dificuldade de pedir ajuda e histórico familiar de abuso de substâncias psicoativas.

Influências sociais: aspectos que dizem respeito à maneira como o ambiente social influencia o comportamento de um indivíduo. Por exemplo, a valorização do uso de álcool na família; a pressão do grupo de amigos para que o adolescente se embriague o álcool e a alta aceitação social do uso de álcool.

Influências ambientais: aspectos que dizem respeito à maneira como a cultura e as normas sociais implícitas ou explicitas influenciam o comportamento de um indivíduo. Por exemplo, facilidade de acesso ao álcool, influência dos meios de comunicação, cultura local.