Em alusão ao recorde de quatro milhões de viagens proporcionadas pelo Bicicletar, a Prefeitura de Fortaleza realizou, nesta sexta-feira (13/08), a doação de quatro bicicletas para usuários do sistema. As bikes foram distribuídas para os três usuários (uma criança, um homem e uma mulher) que mais utilizaram as bicicletas do sistema público de compartilhamento e também para a pessoa que realizou a viagem de número quatro milhões. A iniciativa celebra o incentivo ao comportamento cada vez mais sustentável pelo uso de transporte não motorizado na cidade.
O Bicicletar conta com 191 estações e possibilitou, até agora, a realização de 4.095.418 viagens e impediu a emissão de mais de 1.669 toneladas de gás carbônico na atmosfera com a utilização das bicicletas compartilhadas. São 285.540 usuários cadastrados no sistema, sendo cerca de 94% dos cadastros ativos utilizando o Bilhete Único.
De acordo com o prefeito de Fortaleza, José Sarto, o número de quatro milhões de viagens expressa que o sistema de bicicletas compartilhadas foi abraçado pelos fortalezenses, seja como modal de transporte alternativo, seja como uma prática de lazer para adultos e crianças. “Essa importante iniciativa contribuiu para tornar Fortaleza uma referência em políticas de incentivo ao uso de bicicletas, somada ao nosso investimento em expansão da malha cicloviária. Seguiremos ampliando e inovando, para proporcionar deslocamentos cada vez mais seguros aos nossos ciclistas”, garantiu o prefeito.
Bárbara Tolentino, 29, usa o Bicicletar desde 2014 e foi a mulher que mais registrou viagens no sistema compartilhado. "Uso pra tudo, trabalhar, ir pra praia, passear, todo dia. Vou pelo Parque do Cocó, em contato com a natureza. E depois que fizeram a ciclofaixa ficou incrível pra andar, mais seguro, em geral, os motoristas respeitam", contou a ganhadora.
Coordenado pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da equipe do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), em parceria com a Unimed Fortaleza, o Bicicletar está consolidado como o maior sistema do tipo no Brasil em número de estações por habitantes e o terceiro em número de estações, atrás somente de Rio de Janeiro e São Paulo. A empresa Serttel é responsável por implantar, operar e dar manutenção no sistema.
O projeto também contempla crianças por meio do Mini Bicicletar, até o momento, com 26.569 viagens registradas na Cidade.
A maior parte delas feita pela Eloísa Ferracioli Gama, 8. De acordo com os registros da AMC, ela foi a criança que mais andou no Mini Bicicletar, e, por isso, foi contemplada com uma bike infantil.
"Gosto de andar de bicicleta, é divertido. Acho que agora vou fazer novas aventuras com minha mãe", comemorou a pequena, que aprendeu a andar sem as rodinhas de apoio nas bicicletas do sistema público.
"Quase todos os dias a gente retirava a bicicleta pra ela usar, a gente mora bem perto de uma praça, então ela usava nesse espaço, e também pra fazer passeios pela cidade", completou a mãe Marcela de Castro, professora de educação física da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Além das duas representantes femininas, Nilo Sérgio Carvalho Vieira foi o homem que mais utilizou o sistema, e também ganhou uma bicicleta. Juntamente com a usuária de número quatro milhões, Francisca Zilene de Oliveira.
"Muita sorte, tanta gente em Fortaleza que usa essas bicicletas. Já tô doida pra pedalar, moro perto do Vila do Mar e todo dia desço pro calçadão pra andar de bike", festejou Zilene de Oliveira.
Destaque nacional e internacional
O secretário da Conservação e Serviços Públicos, Ferruccio Feitosa, participou da entrega e destacou o incentivo da gestão municipal no transporte sustentável. “Fortaleza vem se destacando nacionalmente e mundialmente como uma cidade que estimula a população, por meio do uso da bicicleta, a buscar uma vida mais saudável. Quando o cidadão fortalezense utiliza esse modal, além de gerar benefícios físicos e mentais, também cuida do nosso meio ambiente, quando, no momento que faz o seu deslocamento, não gera gás carbônico na atmosfera. Continuaremos seguindo firmes e fortes com a orientação do prefeito Sarto de avançar com as políticas cicloviárias em Fortaleza”, afirmou o gestor.
Ainda de acordo com Feitosa, este ano, o Bicicletar registrou quatro vezes mais viagens de janeiro a junho, do que em igual período no ano passado.
A superintendente da AMC, Juliana Coelho, celebrou a adesão da população ao sistema. "Hoje é um dia de comemoração, e que assim a gente também possa divulgar esse meio de transporte tão sustentável. Fortaleza tem sido referência em relação à segurança dessas pessoas que andam de bicicleta na Cidade", comentou Coelho.
Lançado em dezembro de 2014, o sistema Bicicletar surgiu como uma solução de transporte de pequeno percurso para facilitar o deslocamento das pessoas em Fortaleza, estando as 191 estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade. O Bicicletar já chegou a 61 dos 121 bairros de Fortaleza, modernizando o sistema e trazendo mais conforto, dentre outras melhorias.
Como parte deste processo de ampliação e modernização, desde abril deste ano, uma nova versão do aplicativo do sistema passou a operar, oferecendo interface mais ágil, segura e intuitiva, com o objetivo de melhorar a experiência de ciclistas com o sistema público de compartilhamento de bicicletas, potencializando a segurança de usuários e do próprio sistema. A nova versão do aplicativo traz, por exemplo, a possibilidade de reserva da bicicleta por cinco minutos, funcionalidade que não era disponível anteriormente.